Sob esse viés analítico, é importante destacar que o Brasil antes já foi destino de muitos japoneses, alemães e franceses no século XX, no período do Ciclo da Borracha. No entanto, observa-se um olhar etnocêntrico sobre os atuais imigrantes, como haitianos, venezuelanos e latino-americanos. Se por um lado o brasileiro admira costumes europeus, por quê ele insulta as demais culturas?. Isso revela uma seletividade do que é considerado “melhor” e “mais aceito”, mas não apenas, revela também a contradição do argumento do sociólogo Gilberto Freyre que afirmava ser o brasileiro um homem cordial. Nesse sentido, é ideal que a população seja instruída sobre a diversidade, pois temos a ganhar com ela.
Por outro lado, as barreiras trabalhistas são notórias para com os estrangeiros. Isso porque nem todos possuem um currículo atrativo com formação superior, além de não possuírem afinidade com a língua portuguesa. Com isso, muitos deles recorrem à setores informais da economia sem nenhuma garantia de previdência, podendo consequentemente optar para pequenos roubos e outras ilicitudes. Infere-se, assim, que há uma piora no PIB por não aproveitar a mão de obra e a cobrança de tributos.
Portanto, diante do cenário complexo no qual Brasil se encontra, é fundamental que o Ministério do Trabalho e Emprego crie planos eficientes de integração dos imigrantes à economia. Isso por meio de investimentos em setores como educação (voltada para cursos profissionalizantes gratuitos e de ensino à língua portuguesa) e SINE ( voltado para ofertas de empregos). Seguindo essas ações, será possível viabilizar um Brasil mais cordial e aberto à diversidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada