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Por Dayvini
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#128191
No filme "Escritores da Liberdade", somos apresentados à história de uma professora que enfrenta muitas dificuldades para ensinar em uma turma violenta, com alto grau de tráfico de drogas e racismo. Desta forma, torna-se evidente que essa história serve para demonstrar como o retrocesso que a pandemia causou na educação brasileira pode levar a uma realidade semelhante à do filme. Lamentavelmente, o governo não toma medidas para mudar esse contexto. Diante disso, observa-se que os principais responsáveis são os governos e a corrupção.

Nesse contexto, inicialmente, atribui-se a responsabilidade aos governos, que não ofereceram oportunidades para os jovens continuarem os estudos de forma online ou em sistema de revezamento durante a pandemia. Uma pesquisa feita pelo Centro do Professorado Paulista revela que "sem aulas presenciais e sem conexão adequada, a aprendizagem dos estudantes poderá retroceder até quatro anos". Infelizmente, o governo não tem agido para mitigar esse prejuízo.

Além disso, é crucial responsabilizar a corrupção no Brasil. Segundo o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), "as áreas de saúde e educação foram alvo de quase 70% dos esquemas de corrupção e fraude pelos municípios nos últimos 13 anos". Assim, percebe-se que a educação é uma área fragilizada pelos altos índices de fraudes em licitações e orçamentos. Dessa forma, as organizações políticas e governamentais tragicamente não fazem nada para mudar tal situação.

Portanto, torna-se imperativo que o poder Executivo implemente um amplo programa de educação e combate à corrupção. Isso deve ser realizado por meio de grandes instituições de ensino públicas e privadas, como universidades, escolas e entidades do sistema (Senai, Sesi, Sebrai, etc.), além do apoio da Polícia Federal, Polícia Civil e Receita Federal no combate à corrupção. Espera-se, com essas medidas, uma melhoria significativa na educação brasileira, garantindo que os efeitos negativos da pandemia no futuro da educação no Brasil sejam minimizados, e que histórias como a do filme "Escritores da Liberdade" não venham a se repetir.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por serumano
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#128195
No primeiro parágrafo,
. Desta forma, torna-se evidente que [..]
Isso é frase de conclusão, não de desenvolvimento e muito menos de introdução. Também da idéia de fato quando na verdade é seguida de uma opinião.

No segundo parágrafo,
atribui-se a responsabilidade aos governos, que não ofereceram oportunidades para os jovens continuarem os estudos de forma online ou em sistema de revezamento durante a pandemia
Eu fiquei matutando o que que isso significava, até que lembrei: aah o acesso á internet/celular/computador. No texto faltou esclarecer isso, que é um dos pontos principais do tema(na minha opinião).

No terceiro parágrafo, faltou conectar a corrupção com o ponto anterior, não diz nada sobre como o desvio de recursos a locais necessitados leva a falta das tecnologias necessárias pro EAD, ou algo do tipo, por isso o parágrafo fica completamente desconexo das partes antes dele.

No quarto parágrafo , você responde bem as questões "Quem?" e "Por quê?(na verdade respondido no terceiro parágrafo, mas td bem)" mas faltou explicar "como?".

E também:
Portanto, torna-se imperativo que o poder Executivo implemente um amplo programa de educação e combate à corrupção.
Não se fala em nenhuma parte do texto sobre o que seria esse tal programa de educação, nem como ele ajudaria.


Outra ponta solta no meio do texto é o "Infelizmente, o governo não tem agido para mitigar esse prejuízo." Faltou dizer o que o governo deveria fazer ao decorrer do texto.
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Por William2024
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#128222
Misturou muito o desenvolvimento.
Ficou complicado de entender.
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