Diante desse cenário, é importante ressaltar que a inatividade estatal é o principal intensificador da nefasta situação de acessibilidade no país. A saber, de acordo com célebre filósofo alemão Friedrich Hegel, o Estado deve proteger os seus filhos. Nesse viés, o Brasil deveria dispor de acessibilidade que respeitasse todos os brasileiros no que diz respeito às suas diferenças. No entanto, mesmo que o país tenha uma ótima legislação sobre a temática, na prática pouco é feito, na medida em que o Estado não dispõe de acessibilidade em transportes e espaços públicos em geral para as pessoas que portam deficiências, excluindo-as de terem seu direito constitucional efetivado.
Além dessa questão, a pouca ou quase nula importância dada por muitos brasileiros provoca graves consequências para a falta de acessibilidade no país. Nessa perspectiva, segundo o importante escritor britânico Oscar Wilde: “A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de uma nação”. Seguindo essa linha de raciocínio, infere-se que, para que algo na sociedade mude, é preciso que a população fale sobre isso, notadamente a acessibilidade. Todavia, isso não acontece, e, em razão disso, pessoas com dificuldades locomotoras, problemas de visão ou audição, passam por dificuldades de inclusão em diferentes locais públicos. Logo, é de suma importância que as pessoas falem sobre a causa, assim a nação possa de fato progredir.
Portanto, com a finalidade de aumentar a acessibilidade no Brasil para os sujeitos portadores de deficiências, o Ministério da Cidadania deve, com urgência, financiar projetos, por meio de verbas governamentais, para inserir formas de inclusão, como exigir das empresas a opção de comunicação em libras, para pessoas com deficiência auditiva. Para mais, é necessário que o Ministério da Educação crie programas e palestras públicas, para que a população fique ciente de que acessibilidade é para todos e quando isso não acontece, a insatisfação popular faz o progresso, assim como afirma Wilde.
@Ashiley pode me ajudar nessa, por favor ?
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.