Avatar do usuário
Por bylari
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#91817
O documentário ‘’O Silêncio dos Homens’’ retrata uma série de relatos acerca dos impasses à vivência masculina, os quais são estabelecidos a partir da esteriotipização desse papel social. De maneira análoga, tais aspectos obstaculizantes são notórios no que tange à realidade brasileira, pois a imposição nociva de padrões de conduta e de atitudes para a afirmação do homem no corpo civil implica a negligenciação de hábitos essenciais, sobretudo o cuidado com a saúde, em razão de preconceitos em prol de uma virilidade fragilizada. Nesse sentido, não apenas os estigmas enraizados entre os indivíduos, como também a insuficiente difusão das campanhas conscientizadoras corroboram para a perpetuação dessa problemática.
Diante desse cenário, cabe pontuar como a determinação de valores normatizadores da masculinidade prejudica o combate e a prevenção de patologias. Nessa lógica, segundo o conceito de ‘’Habitus’’, do sociólogo Pierre Bordieu, a constituição dos sujeitos é conduzida pela a incorporação de princípios comportamentais, morais e culturais presentes e conservados na conjuntura na qual esses estão inseridos. À vista disso, denota-se que o meio social alicerça a interiorização de arquétipos responsáveis por modular as formas de agir e de pensar, sendo a parcela do sexo masculino um alvo evidente desse fenômeno, porquanto as convenções que a cerceiam – como a obrigação de demonstrar a força física e a impassibilidade emocional – são seguidas dogmaticamente desde a infância e, com isso, as ações consideradas desnecessárias – por exemplo, a procura por orientação médica-curativa- são marginalizadas. Posto isto, ao colocar a saúde em último plano devido a esses ideais fundamentados em preconcepções obsoletas, a ocorrência de diagnósticos tardios e óbitos precoces se torna um entrave constante.
Ademais, vale ressaltar as adversidades decorrentes do ínfimo alcance das ações públicas direcionadas ao combate da despreocupação masculina com o bem-estar corpóreo e mental. Acerca disso, conforme a filósofa Djamila Rabelo, é fundamental retirar uma situação da invisibilidade para promover a sua resolução de modo amplo e eficaz. Sob esse viés, é perceptível a importância desse ato para ordenar os projetos estatais contra esse panorama - como o ‘’Novembro Azul’’ - , uma vez que a diminuta discussão e reflexão dessa questão nas instituições familiares e escolares fomenta o seu desconhecimento, pois a atividade informativa estabelecida constantemente nessas esferas seria essencial para auxiliar na assimilação concreta do seu intuito. Logo, a luta contra o câncer de próstata e pelo estímulo à consulta urológica progridem lentamente em função dos mecanismos de conscientização pontuais e pouco abrangentes.
Portanto, urge a tomada de medidas para atenuar esses danos. Destarte, o Ministério da Saúde deve expandir as campanhas de incentivo à saúde dos homens, por meio do investimento em divulgação no meio televisivo e digital – como o Facebook - , do direcionamento educacional via palestras semanais que integrem os pais e os alunos e da criação de núcleos de atendimento e orientação médica em áreas centrais e periféricas , a fim de desestruturar os estigmas associados ao autocuidado e de atuar produtivamente contra esse problema e, assim, evitar a ocorrência de histórias semelhantes às exibidas no documentário.

''Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.''
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 197

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 197

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 197

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#91820
Redação excelente, @bylari! Parabéns! :D

Minha única ressalva é quanto à adição de novas informações em frases de fechamento iniciadas por conectivos conclusivos. Só existe valor conclusivo caso seja possível inferir algo a partir das premissas que foram apresentadas anteriormente. Caso contrário, origina-se uma inadequação coesiva, o que justifica uma redução da nota da C4.
2
Avatar do usuário
Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#94157
Redação impecável! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
269 Exibições
por Rayssa1
Angústias do Homem contemporâneo
por ferdax    - In: Outros temas
1 Respostas 
110 Exibições
por ferdax
0 Respostas 
876 Exibições
por PGchris
0 Respostas 
105 Exibições
por 950297lb
0 Respostas 
592 Exibições
por keyla4445555
0 Respostas 
224 Exibições
por livgzx
0 Respostas 
275 Exibições
por stfyduarte
0 Respostas 
85 Exibições
por anadescmp
0 Respostas 
76 Exibições
por CAMIllycs
1 Respostas 
81 Exibições
por vinieeee

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

O Brasil, diante da democratização d[…]

No que concerne a democracia na era digital, &eacu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM