Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o preconceito ao portador de HIV no Brasil. Nesse sentido, cabe citar a Teoria do Contrato Social, de John Locke, que determina a ideia de que o homem vive sob as próprias regras e se adapta sempre que preciso em favor próprio, sendo o seu regulador um poder maior, nesse caso o Estado, com sua função de controlar e manter a ordem, mas que, infelizmente, a ignora e negligencia. Um estudo realizado com cerca de 1.800 portadores de Aids e HIV, “Índice do Estigma relacionado a pessoas que vivem com AIDs e HIV no Brasil”, indicou que 47,8% dos seus entrevistados declararam que passaram por um diagnóstico de doença mental nos 12 meses antecedentes a pesquisa, o que demonstra a gravidade da situação.
Ademais, é fundamental apontar a normalização dessa atitude totalmente errônea e desumana como impulsionador desse problema. Parafraseando Simone de Beauvoir, filósofa francesa, “O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”.
Assim, a mudança de tratamento aos soropositivos só se tornará verdadeira quando Estado e sociedade, que pertence a ele, se unirem de maneira amigável com o objetivo claro de demonstrar humanização no tratamento aos portadores de HIV.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.