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Por Galacta1
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Segundo Émile Durkein, sociólogo francês, os fatos sociais podem ser normais ou patológicos. Seguindo essa linha de raciocínio, estando em uma sociedade patológica, em crise, não é possível que se desenvolva a comunicação efetiva e a sororidade entre seus integrantes, atitudes inerentes a todo indivíduo. Pensando dessa forma, a função coletiva quanto à doenças crônicas é garantir que o paciente se sinta acolhido e disposto a viver em sociedade. Conquanto, o que percebe-se de forma prática são brasileiros que, em oposição à ética, excluem e discriminam todo portador de HIV. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o preconceito ao portador de HIV no Brasil. Nesse sentido, cabe citar a Teoria do Contrato Social, de John Locke, que determina a ideia de que o homem vive sob as próprias regras e se adapta sempre que preciso em favor próprio, sendo o seu regulador um poder maior, nesse caso o Estado, com sua função de controlar e manter a ordem, mas que, infelizmente, a ignora e negligencia. Um estudo realizado com cerca de 1.800 portadores de Aids e HIV, “Índice do Estigma relacionado a pessoas que vivem com AIDs e HIV no Brasil”, indicou que 47,8% dos seus entrevistados declararam que passaram por um diagnóstico de doença mental nos 12 meses antecedentes a pesquisa, o que demonstra a gravidade da situação.
Ademais, é fundamental apontar a normalização dessa atitude totalmente errônea e desumana como impulsionador desse problema. Parafraseando Simone de Beauvoir, filósofa francesa, “O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”.
Assim, a mudança de tratamento aos soropositivos só se tornará verdadeira quando Estado e sociedade, que pertence a ele, se unirem de maneira amigável com o objetivo claro de demonstrar humanização no tratamento aos portadores de HIV.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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