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Por Pedro017
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#116026
Na série "Elite", disponível na plataforma de streaming Netflix, a personagem Marina Osuna é portadora de HIV, e é evidente o estigma relacionado ao vírus quando os pais da mesma decidem esconder o diagnóstico de seus conhecidos. Paralelamente, há milhões de brasileiros na mesma situação de Marina. Este lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e tem como consequência a falta de informação sobre o vírus HIV no país.
De início, há de se constatar a débil ação do poder público enquanto mantedora da problemática. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem no progresso da coletividade. As autoridades, portanto, vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que possuem um papel fundamental em ralação ao estigma do HIV na sociedade brasileira. Como apontou o economista Murray Rothbard, uma parcela dos políticos que visam apenas retorno de capital negligenciam direitos fundamentais, como o direito à igualdade. Logo, é notório que a omissão do Estado perpetue no estigma relacionado ao vírus HIV no Brasil.
Por conseguinte, engendera-se a falta de informação sobre o vírus HIV no Brasil. Por isso, de acordo com o Ministério da Saúde, em 2019, quase metade dos brasileiros acreditam que o convívio com pessoas portadoras de HIV é perigosa. Diante de tal exposto, é entendível a desinformação sobre o vírus, tendo em vista que pode ser evitado com o uso de preservativos em relações sexuais, até mesmo com pessoas portadoras de HIV. Logo, é inadmissível que este cenário continue a perdurar.
Por fim, é mister a atuação governamental no estigma associado ao HIV na sociedade brasileira. Assim, afim de reduzir este estigma, cabe ao Ministério da Saúde a realização de palestras sobre o HIV. Tal ação deverá ocorrer em lugares que disseminem a informação, como em lugares públicos, escolas, televisões, rádios, etc. Assim, os portadores de HIV sofrerão menos estigma na sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Kayokrys
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#116064
@Pedro017 Vamos lá...A redação segue uma estrutura adequada, com introdução, desenvolvimento e conclusão. As informações são apresentadas de forma coerente, permitindo o entendimento do tema e dos argumentos.
Utilização do modelo pronto: É perceptível que o texto utiliza um modelo pronto para a redação, embora o modelo ajude a embasar a argumentação, é importante que a redação traga elementos próprios, análises críticas e exemplos adicionais para enriquecer o conteúdo.

Lembre-se de que exite temas que seu modelo não se encaixa, como por exemplo, temas sobre meio ambiente, não fique preso com esse modelo pois no Enem você pode dar de cara com um tema sobre o meio ambiente.
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Por Pedro017
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#116075
Kayokrys escreveu:@Pedro017 Vamos lá...A redação segue uma estrutura adequada, com introdução, desenvolvimento e conclusão. As informações são apresentadas de forma coerente, permitindo o entendimento do tema e dos argumentos.
Utilização do modelo pronto: É perceptível que o texto utiliza um modelo pronto para a redação, embora o modelo ajude a embasar a argumentação, é importante que a redação traga elementos próprios, análises críticas e exemplos adicionais para enriquecer o conteúdo.

Lembre-se de que exite temas que seu modelo não se encaixa, como por exemplo, temas sobre meio ambiente, não fique preso com esse modelo pois no Enem você pode dar de cara com um tema sobre o meio ambiente.
Muito obrigado pelo feedback!
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Por Lauany25
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#116393
Na série "Elite", disponível na plataforma de streaming Netflix, a personagem Marina Osuna é portadora de HIV, e é evidente o estigma relacionado ao vírus quando os pais da mesma decidem esconder o diagnóstico de seus conhecidos. Paralelamente, há milhões de brasileiros na mesma situação de Marina. Este lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e [na] falta de informação sobre o vírus HIV no país.

De início, há de se constatar a débil ação do poder público enquanto mantedora da problemática. Acerca disso, o filósofo inglês[,] Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem no progresso da coletividade. As autoridades, portanto, vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que possuem um papel fundamental em relação ao estigma do HIV na sociedade brasileira. Como apontou o economista Murray Rothbard, uma parcela dos políticos que visam apenas retorno de capital negligenciam direitos fundamentais, como o direito à igualdade. Logo, é notório que a omissão do Estado perpetue no estigma relacionado ao vírus HIV no Brasil.( Poderia aprofundar a argumentação um pouco.)

Por conseguinte, engendera-se a falta de informação sobre o vírus HIV no Brasil. Por isso, de acordo com o Ministério da Saúde, em 2019, quase metade dos brasileiros acredita[vam] que o convívio com pessoas portadoras de HIV [seria /era] perigosa. Diante de tal exposto, é [notável] a desinformação sobre o vírus, tendo em vista que pode ser evitado com o uso de preservativos em relações sexuais, até mesmo com pessoas portadoras de HIV. Logo, é inadmissível que este cenário continue a perdurar.( Poderia explorar mais a questão da desinformação.)

Por fim, é mister a atuação governamental no estigma associado ao HIV na sociedade brasileira. Assim, afim de reduzir este estigma,( intuito) cabe ao Ministério da Saúde(agente) a realização de palestras sobre o HIV.(ação)Tal ação deverá ocorrer em lugares que disseminem a informação, como em lugares públicos, escolas, televisões, rádios, etc(meio). Assim, os portadores de HIV sofrerão menos estigma na sociedade brasileira.( Faltou o detalhamento)
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