A princípio, é de senso comum que as pessoas idosas fazem parte de um grupo muito vulnerável e que cada indivíduo precisa de uma atenção particular. Entretanto, de acordo com dados mostrados pelo Disque 100, houve um aumento de 53% na quantidade de queixas de violência contra os idosos de 2019 para 2020. Mostrando-se, então, um distúrbio atual e em constante ascensão.
Em segundo plano, agindo como um potencializador dessa patologia social, nota-se a falta de visibilidade de tal problema: de acordo com o jornal da USP, embora os idosos tenham "acesso aos direitos básicos da vida", falta a infraestrutura necessária para aplicá-los (os direitos) de maneira concreta. Além disso, pouco se fala na mídia sobre os problemas enfrentados pela terceira idade num contexto social, fazendo com que a negligência ao idoso (também considerada um tipo de violência contra esse grupo) se estruture ainda mais na sociedade brasileira. E, de acordo com o estoico Marco Aurélio no seu livro "meditações", esse é um problema social grave: pois negligenciar ajuda ao próximo, ou ativamente prejudicá-lo, é algo que "vai contra a própria natureza humana", o que mostra marcas de um povo disfuncional.
Conclui-se, portanto, que a violência contra o idoso é um problema grave e que deve ser solucionado. É dever, então, do governo federal de informar a população sobre tal problema por meio de mídias como TV, rádio e redes sociais com a finalidade de sensibilizar mais famílias a darem melhor atenção e cuidados aos seus parentes na terceira idade. Afinal, o primeiro passo para resolver um problema é criar a consciência de que ele existe.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.