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Por CarryOn
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#128229
‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ A população da terceira idade no Brasil continua a crescer a cada ano e, na mesma proporção, a violência contra tal comunidade também o faz. E, embora a comunidade idosa brasileira aumente, a invisibilidade quanto aos problemas enfrentados por tal grupo permanece enraizada: fato que viabiliza ainda mais atos violentos cometidos contra esse mesmo povo.
‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ A princípio, é de senso comum que as pessoas idosas fazem parte de um grupo muito vulnerável e que cada indivíduo precisa de uma atenção particular. Entretanto, de acordo com dados mostrados pelo Disque 100, houve um aumento de 53% na quantidade de queixas de violência contra os idosos de 2019 para 2020. Mostrando-se, então, um distúrbio atual e em constante ascensão.
‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ Em segundo plano, agindo como um potencializador dessa patologia social, nota-se a falta de visibilidade de tal problema: de acordo com o jornal da USP, embora os idosos tenham "acesso aos direitos básicos da vida", falta a infraestrutura necessária para aplicá-los (os direitos) de maneira concreta. Além disso, pouco se fala na mídia sobre os problemas enfrentados pela terceira idade num contexto social, fazendo com que a negligência ao idoso (também considerada um tipo de violência contra esse grupo) se estruture ainda mais na sociedade brasileira. E, de acordo com o estoico Marco Aurélio no seu livro "meditações", esse é um problema social grave: pois negligenciar ajuda ao próximo, ou ativamente prejudicá-lo, é algo que "vai contra a própria natureza humana", o que mostra marcas de um povo disfuncional.
‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ Conclui-se, portanto, que a violência contra o idoso é um problema grave e que deve ser solucionado. É dever, então, do governo federal de informar a população sobre tal problema por meio de mídias como TV, rádio e redes sociais com a finalidade de sensibilizar mais famílias a darem melhor atenção e cuidados aos seus parentes na terceira idade. Afinal, o primeiro passo para resolver um problema é criar a consciência de que ele existe.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por CarryOn
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#128230
Bom dia, boa tarde e boa noite! Já tem alguns anos desde que fiz a minha última redação, então se alguém pudesse me dar algumas críticas construtivas eu ficaria muito grato.

Agradeço desde já!
0
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Por CarryOn
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#128252
@Maxy
@Mylike
@lais458
@DaviCarlin

Se não fosse pedir muito, alguém poderia corrigir a minha redação? :)
Sou novo aqui e não sei muito como funciona, então perdão qualquer coisa xD
0
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Por lais458
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#128299
@CarryOn

1. **Introdução:**

- Sua introdução apresenta bem o tema, mas poderia ser mais direta ao expor sua tese sobre a importância de combater a violência contra os idosos desde o início.

- Procure evitar repetições e redundâncias na introdução para manter um texto mais conciso.

2. **Desenvolvimento:**

- Seus argumentos são pertinentes, porém é importante desenvolvê-los com maior profundidade. Por exemplo, você poderia citar dados estatísticos sobre casos de violência contra idosos no país ou mencionar exemplos concretos de medidas governamentais em prol dessa parcela da população.

- Utilize conectivos adequados para articular as ideias e garantir uma progressão lógica do texto.

3. **Proposta de intervenção:**

- Sua proposta de intervenção é válida ao sugerir que o governo federal informe a população sobre o problema através dos meios de comunicação. No entanto, seria interessante detalhar como essa campanha informativa seria realizada (quais mensagens seriam transmitidas, quem seriam os agentes responsáveis pela execução etc.).

4. **Coerência textual:**

- Fique atento à coerência entre as partes do texto para garantir uma argumentação sólida e bem estruturada.

5. **Linguagem:**

- Evite expressões muito formais ou rebuscadas que possam dificultar a compreensão do leitor.

- Revise também aspectos gramaticais e ortográficos para garantir maior clareza na escrita.

Em resumo, sua redação possui boas reflexões sobre o tema proposto, mas pode ganhar em consistência argumentativa e organização textual. Procure desenvolver melhor seus argumentos com base em informações concretas e propor soluções mais detalhadas para contribuir efetivamente na resolução do problema abordado.

Espero ter ajudado! Se precisar de mais alguma orientação ou revisão adicional, estou à disposição!
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