Nesse contexto, inicialmente, atribui-se a responsabilidade aos governos, que não ofereceram oportunidades para os jovens continuarem os estudos de forma online ou em sistema de revezamento durante a pandemia. Uma pesquisa feita pelo Centro do Professorado Paulista revela que "sem aulas presenciais e sem conexão adequada, a aprendizagem dos estudantes poderá retroceder até quatro anos". Infelizmente, o governo não tem agido para mitigar esse prejuízo.
Além disso, é crucial responsabilizar a corrupção no Brasil. Segundo o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), "as áreas de saúde e educação foram alvo de quase 70% dos esquemas de corrupção e fraude pelos municípios nos últimos 13 anos". Assim, percebe-se que a educação é uma área fragilizada pelos altos índices de fraudes em licitações e orçamentos. Dessa forma, as organizações políticas e governamentais tragicamente não fazem nada para mudar tal situação.
Portanto, torna-se imperativo que o poder Executivo implemente um amplo programa de educação e combate à corrupção. Isso deve ser realizado por meio de grandes instituições de ensino públicas e privadas, como universidades, escolas e entidades do sistema (Senai, Sesi, Sebrai, etc.), além do apoio da Polícia Federal, Polícia Civil e Receita Federal no combate à corrupção. Espera-se, com essas medidas, uma melhoria significativa na educação brasileira, garantindo que os efeitos negativos da pandemia no futuro da educação no Brasil sejam minimizados, e que histórias como a do filme "Escritores da Liberdade" não venham a se repetir.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.