Em primeiro lugar, de acordo com a Constituição Cidadã de 1988, todos os direitos básicos - dignidade, segurança - são assegurados a toda a população. Entretanto, isso não ocorre na prática, haja vista o fato dos inúmeros casos de violência por parte da polícia que se sucedem. Essa constatação pode ser feita na medida em que há o nítido descaso governamental perante esse problema, pois não implementam políticas públicas que impeçam e penalizem práticas de abuso do poder policial. Desse modo, muitos indivíduos sofrem com a brutalidade dos agentes em operações policiais, que por discriminação racial humilham e agridem pessoas, tornando-as vítimas de uma sociedade preconceituosa e sem chance de defesa.
Somado a isso, conforme descrito pela jornalista Eliane Brum, no texto “Exaustos, correndo e dopados”, a sociedade encontra-se em um momento no qual precisa produzir o tempo todo: “24 horas por dia; 7 dias por semana ”. Por conta disso, verifica-se que a população, por estar nessa constante pressa, não dá a devida importância para o combate à violência policial, já que não tem tempo para pensar sobre o assunto e tampouco de buscar conhecimentos a fim de desconstruir estereótipos socialmente impostos. Esse problema faz com muitos cidadãos julguem notícias e situações de forma superficial, com uma visão distorcida da sociedade.
Logo, cabe ao governo criar campanhas contra a violência policial, informando sobre os direitos dos cidadãos e sobre canais de comunicação para denúncias. Tal ação poderá ser feita por meio de veículos de comunicação, com o intuito de findar o abandono estatal perante a situação e conscientizar a população, tornando-a agentes de mudança social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada