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Por renanc921
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A escritora e filósofa Simone de Beauvoir é autora da famosa frase:"... que nada nos sujeite, que a liberdade seja a nossa própria substância", isto é, todos devem ter a sua cidadania respeitada. Em contrapartida, na sociedade brasileira há uma notória invisibilidade do trabalho de cuidado realizado por mulheres, fazendo com que haja a continuidade de padrões preconceituosos que causam impactos sociais e econômicos.
Diante desse entrave, é viável inferir que tal problemática possui essência fortemente influenciada pelo processo histórico-social do Brasil, no qual o papel feminino foi limitado e inferiorizado. Sob essa ótica, há o respaldo do Realismo — movimento literário que abordou temáticas como a exclusão e invisibilidade — o que remete a realidade vivida pelas mulheres que realizam tarefas de cuidado de pessoas. Assim, constata-se a um grande problema social, uma vez que afasta essa parcela populacional do bem-estar pleno, agravando as disparidades de gênero.
Faz-se necessário, ademais, ressaltar que a situação de mulheres e meninas que exercem o trabalho de cuidado é fruto de pendências econômicas e legislativas. De acordo com o pensador Jurgen Habermas, a razão comunicativa, isto é, o diálogo constitui parte fundamental para a resolução de problemas sociais. Porém, o Estado brasileiro não se demonstra disposto a solucionar tais questões, abstendo-se de resolver problemas como a falta de remuneração e fazendo com que a vulnerabilidade desse contingente populacional perdure. Dessa forma, há a formação de um óbice constante na sociedade, acentuando ainda mais as desigualdades presentes.
Dessarte, é dever do Estado, exercendo seu papel de moderador social e por meio do acionamento dos três poderes, aprovar leis e projetos que promovam salários justos para as mulheres que realizam trabalhos de cuidado, além da garantia de direitos trabalhistas. O reconhecimento social acerca da importância dessa função também é fundamental, resolvendo esse empecilho em definitivo.[/list][/list]
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por NEOX2005
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#125849
C1: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência. (200 pts)

C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. (160 pts)

C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. (160 pts)

C4: Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. (160 pts)

C5: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. (160 pts)
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