Avatar do usuário
Por emy06
Quantidade de postagens
#124120
O Artigo 6° da Constituição Federal de 1988 assegura o direito ao trabalho a todos os cidadãos. No contexto brasileiro, indivíduos constantemente perdem o acesso a esse benefício, muitas vezes em decorrência da presença de inovações tecnológicas no ambiente de trabalho. Com isso, é crescente o número de famílias em situação de desamparo decorrente da carência de uma fonte de renda, enquanto o número de máquinas ocupando cargos trabalhistas cresce simultaneamente.
Sob esse viés, observam-se as consequências dos impactos das novas tecnologias no mercado de trabalho do âmbito brasileiro. No filme americano "A Fantástica Fábrica de Chocolate", Charlie vê seu pai perder o emprego em decorrência da chegada de uma nova máquina tecnológica, que o substituiria em seu cargo de maneira mais rápida. Com isso, toda a família perde sua fonte de renda e passa por graves dificuldades financeiras, tendo a viver limitadamente e com alimentação altamente escassa. Paralelo à obra, famílias carentes no Brasil enfrentam dificuldades semelhantes, sofrendo impacto direto em sua saúde e segurança alimentar. Logo, faz-se necessária a atuação do Estado para que o aumento drástico do número de lares com sérios problemas financeiros seja impedido.
Ademais, a preferencialidade que as máquinas têm, quanto às funções trabalhistas, torna-se preocupante quando supera a humana. Conforme o filósofo Michael Foucalt, "A sociedade só considera o homem útil quando este está produzindo." Tal citação é aplicável a um cenário onde a mão de obra humana só poderia ser devidamente valorizada caso seus custos fossem completamente anulados, em uma sociedade que têm o lucro como principal preocupação.
Dessarte, é imprescindível a mudança de tal realidade. Assim, é dever do Estado, órgão diretamente responsável pelo bem-estar da família brasileira, disponibilizar trabalhos com garantia à camada mais necessitada, através de propostas de emprego pertinentes e alcançáveis. Para que o acesso à fonte de renda seja obtido, assim como a garantia de direitos básicos, como saúde e segurança alimentar. Outrossim, é necessário que empresas trabalhistas tenham maior conscientização quanto à priorização excessiva de máquinas e recursos modernos no ambiente de trabalho. Com isso, os ideais assegurados pela Constituição Federal poderão ser acessíveis de maneira igualitária a todos, inclusive à parcela sujeita a sofrer maior insuficiência financeira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
109 Exibições
por Larahiugkv
0 Respostas 
92 Exibições
por mluizasantos
1 Respostas 
61 Exibições
por Francisca57
1 Respostas 
265 Exibições
por Lorrainesm
0 Respostas 
62 Exibições
por alun00000
0 Respostas 
222 Exibições
por gafracon
0 Respostas 
131 Exibições
por MAFERSCZ
0 Respostas 
154 Exibições
por Thiciany
0 Respostas 
120 Exibições
por Jcmilss
0 Respostas 
77 Exibições
por leticiatxx
Apenas Teoria

- Repetição de palavras/artigos mais[…]

Trabalho Infantil

- Introdução, desenvolvimentos e con[…]

Excelente argumentação, e tenta enc[…]

Palavras/artigos repetidos durante a redaç[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM