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Por h3len4
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No livro Metamorfose, de Franz Kafka, o protagonista Gregor Samsa acorda transmutado em um inseto gigante, o sentimento de medo pela situação inusitada acaba dificultando sua qualidade de vida e liberdade. De forma análoga, impasses em nosso convívio social, como os desafios para se conter a violência escolar no Brasil, tornam a vida em sociedade desafiadora. Dessa forma, é relevante pensar sobre essa problemática que tem como causa a carência de engajamento governamental e também pode ser agravada, em sua maioria, pelo bullying no meio educacional.
De início, devemos destacar que a negligência estatal é uma das causas do óbice. Isso ocorre, pois, quando assuntos de interesse coletivo não são debatidos, empecilhos associados a ele, como os obstáculos para reprimir as práticas violentas no meio escolar na nação brasileira, continuam se perpetuando no meio social e prejudicando a vida em sociedade. Isso se mostra, por exemplo, nos inúmeros casos que tem sido registrados no país - como o massacre em blumenau, Santa Catarina, onde quatro crianças foram assasinadas. Assim, torna-se
necessario reavaliar este cenário
Ademais, vale salientar que a intimidação no ambiente escolar contribui para o
agravamento da situação e é outro aspecto importante a ser observado. Isso se explica pelo fato de que a base de uma sociedade bem estruturada - em que impasses relacionados às dificuldades de enfrentar a violência nas escolas no Brasil não persistam - é uma educação de qualidade e igualitária a todos os cidadãos. Essa lógica é confirmada na fala do educador brasileiro Paulo Freire, na qual ele diz que "Se a educação sozinha não transforma, sem ela tampouco a sociedade muda.” Logo, compreendemos a urgência na mudança desses fatores.
Portanto, medidas são necessárias para atenuar as dificuldades para comedir a agressividade no ambiente escolar no território brasileiro. Para isso, é prudente que o Estado  não apenas modifique sua grade comum curricular para contemplar, desde a Educação Infantil, aulas de educação socioemocional, assim como   desenvolva, no contexto escolar, envolvendo toda comunidade, projetos sobre  os danos sociais advindos do bullying no âmbito escolar, além de, em espaços midiáticos, promova campanhas de conscientização com a finalidade de ratificar a importância de combater a violência no espaço acadêmico. Assim, não mais temeremos situações que fogem do nosso controle, como a vivenciada por Gregor Samsa.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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