A princípio, de acordo com o sociólogo Durkheim, o Fato Social é uma maneira coletiva de agir e de pensar dotada de generalidade, exterioridade e coercitividade. Nesse âmbito, tanto a falta de segurança quanto a falta de proteção são consequências de uma atitude reprovável do Estado para com o Fato Social, tendo em conta que o Poder Público não opera, de modo eficiente, condutas que visem a educação dos cidadãos para o enfrentamento e prevenção dos perigos, nem tampouco uma qualificação profissional adequada para os agentes de segurança. Assim, os indivíduos, desprovidos de conhecimento ábil, transfiguram-se em alvos fáceis de ludibriações de qualquer desconhecido que lhes ofereça alguma "vantagem" ou "oportunidade".
Outrossim, é válido destacar que o desaparecimento de pessoas muitas das vezes está intrinsecamente ligado ao capitalismo. O filme "Tráfico humano" retrata a triste realidade nua e crua de milhares de jovens mulheres que são carga rentável na indústria moderna da escravidão. Paralelamente, observa-se a prostituição forçada como uma das principaisfacetas dos desaparecimentos, havendo na sociedade a degradação dos valores humanos estimulados pela esfera capitalista.
É mister, portanto, que o Poder Executivo, através do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Segurança Pública, promova campanhas informacionais e palestras em campo midiático e nas instituições de educação públicas por meio de verbas da União. Assim, com a participação de toda a comunidade familiar, essas campanhas e palestras terão por objetivo o frisamento de cuidados e prevenções a locais e pessoas desconhecidas para que se contenha os desaparecimentos. Ademais, vide a criação de cursos complementares de investigação para os agentes de segurança, apenas dessa forma desconstruir-se-á a Banalidade do Mal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada