De início, há de se constatar a débil ação do Poder Público enquanto mantenedora da problemática. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro "Leviata", defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades, contudo, vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que possuem um papel inerte em relação ao sistema carcerário. Esse cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o economista norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista e visar a um retorno imediato de capital político, negligencia a conservação de direitos sociais indispensáveis, como ter a dignidade humana. Portanto , é notório que a omissão do Estado perpetua a educação prisional no Brasil.
Por conseguinte, engendra-se a volta do ex-detento para a vida do crime após sua cumprir sua pena na prisão. Posto isso, de acordo com dados levantados junto ao Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), menos de 13% da população carcerária tem acesso à educação. Diante de tal exposto, o quadro reflete a omissão do poder público em conflito com a legislação nacional e internacional. Deste modo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, que é mister a atuação governamental no sistema carcerário brasileiro. Assim, a fim de melhorar a situação atual, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificamente ao Ministério da Educação, investir em educação de qualidade dentro das penitenciarias, juntamente com palestras informacionais em escolas brasileiras. Somente assim, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão o progresso referido na Bandeira Nacional Brasileira como uma realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada