Neste contexto,em primeiro lugar,a negligência governamental é um obstáculo presente no impasse.Segundo Thomas Hobbes-filósofo inglês-o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população.No entanto,tal responsabilidade não está sendo honrada,visto que a maquina estatal falha em proporcionar campanhas de incentivo à prevenção ao suicídio,uma vez que, pouco se debate sobre a importância de combater este ato-nas escolas por exemplo-o que resulta em um aumento nos casos de indivíduos que decidem tirar suas próprias vidas.Desta forma, é essencial que o governo cumpra o seu papel.
Ademais,a omissão da sociedade é outro obstáculos a ser superado."A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação" relata Oscar Wilde,filósofo irlandês.Nesta lógica, percebe-se que a sociedade não demonstra uma insatisfação em relação a prevenção ao suicídio no Brasil,na medida que ao perceber que outro indivíduo está apresentando evidências de querer se matar-como frases suicidas-na maioria das vezes,as pessoas não procuram dialogar para entender os motivos e,muitas vezes,acabam julgando-os,o que agrava ainda mais a situação.Por fim,medidas precisam ser tomadas.
Há de se combater ,portanto,o desafio.Neste viés,as escolas- responsáveis pela transformação social-devem tentar conscientizar a sociedade sobre a importância de prevenir o suicídio por meio de projetos pedagógicos,como paletras,que mobilizem a mobilizem a sociedade a ajudar indivíduos que têm intenção suicidas.Essa iniciativa terá a finalidade de mobilizar o Estado,que,por sua vez, promoverá não apenas campanhas de incentivo,mas também debates.Deste modo,certamente,a realidade brasileira estará mais próxima da idealizada por More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.