Em primeiro plano, é importante atentar a riscos que viver em ambientes confinados podem representar para certos animais, principalmente quando vivem em áreas inadequadas. Nesse viés, o golfinho é um exemplo de uma espécie que pode adquirir depressão, e até cometer suicídio caso vivam em espaços isolados e mal administrados. Nesse contexto, muitos animais sofrem problemas semelhantes quando expostos a um ambiente de vai contra seus padrões biológicos, segundo pesquisas feitas pelo (IBAMA), existem 111 zoológicos no Brasil, dos quais 77 possuem alguma inadequação. Por isso, um local de confinamento muitas vezes trará problemas a um ser vivo, já que sua natureza se baseia na liberdade, e ambientes não análogos à sua realidade, não hão de suprir suas necessidades.
Ademais, a captura de animais em declínio populacional, com o objetivo de salvar sua espécie, é sim importante, porém os principais esforços deem ser em prol de reintegra-los a seu habitat. Dessa forma, é necessário que os animais sejam enviados para áreas específicas que façam sua reabilitação, já que esse não é o principal intuito dos zoológicos. Assim, locais como santuários, que atuam com o objetivo de reabilitar as espécies, além de não mantê-las confinadas, principalmente de maneira que vise manter a saúde dos indivíduos em bom estado, e também, sua reinserção na fauna.
Destarte, deve haver uma solução para a problemática. Para isso, o (IBAMA) deve efetuar a transferência de animais que vivem em ambientes inadequados nos zoológicos, para santuários, por meio de leis, obrigando zoológicos que mantém espécies em locais prejudiciais, a melhorar seu ambiente, ou dar seus animais para que vivam em locais adequados, assim garantindo um local saudável para o convivio harmônico entre os seres que vivem na localidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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