Avatar do usuário
Por Analice2571
Quantidade de postagens
#116891
No documentário "A pobreza no Brasil", disponibilizado no YouTube, é retrasada a má qualidade de vida de brasileiros em situação de pobreza no país. Nesse sentido, o episódio revela que muitas famílias vivem em moradias construídas improvisadamente, inclusive em áreas de risco, como os morros, além de não terem acesso ao saneamento básico. Fica claro que a realidade apresentada no documentário é análoga à atualidade em todo o país: nem todos possuem moradia digna e acesso à água tratada para o consumo.
Em primeiro lugar, é importante destacar que muitos cidadãos não têm um local seguro para morar. Segundo os dados coletados pelo governo federal, cerca de 4 milhões vivem em áreas de risco. Em conformidade, em fevereiro de 2023, aproximadamente 50 pessoas morreram no litoral norte de São Paulo, em decorrência do deslizamento de terra provocado pelas fortes chuvas. Portanto, percebe-se que a desigualdade socioeconômica, que resulta da concentração desproporcional de renda, atinge a população menos favorecida, a começar pela sua localização.
Outrossim, a falta de saneamento básico também é um dilema para os mais carentes. De acordo com a DUDH da ONU, o 6° objetivo é "água potável e saneamento" para todos, porém, no Brasil não funciona bem assim: falta água potável para 35 milhões de habitantes, conforme o site Habitat Brasil. Logo, nota-se que a má distribuição nacional de água limpa diz respeito não só à falha no planejamento governamental, como também gera problemas de saúde pública, ou seja, a população adoece ao entrar em contato com o esgoto não tratado, e possivelmente pode gerar a sobrecarga do SUS.
Enfim, é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para que as áreas de risco não sejam ocupadas, e para que a rede de água potável seja bem distribuída, cabe ao Ministério da Infraestrutura ampliar o programa "Minha casa, minha vida" através da construção de conjuntos habitacionais em larga escala, incluindo nestes o fornecimento de energia e água limpa a baixo custo. Somente assim será possível oferecer uma vida digna aos cidadãos que necessitam.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
38 Exibições
por lavinealeleu
2 Respostas 
166 Exibições
por Mayuhuz
1 Respostas 
179 Exibições
por leovet
1 Respostas 
107 Exibições
por nauaC
1 Respostas 
307 Exibições
por Clara30
Moradia as pessoas de baixa renda
por gleymyson    - In: Outros temas
1 Respostas 
98 Exibições
por gleymyson
1 Respostas 
66 Exibições
por evellyncat
0 Respostas 
186 Exibições
por emywinter7
0 Respostas 
985 Exibições
por T4ci
0 Respostas 
131 Exibições
por T4ci

No filme "Distrito 9", é […]

besourokafka , Lyh0610 DaviHudson lais458[…]

Na efervescência cotidiana de nossa vida, n&[…]

A sociedade brasileira é muito estigmatizad[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM