Diante desse cenário, a desigualdade social, efeito da concentração de renda, é um problema grave. Um estudo realizado em 2018 pela Oxford Committee for Famine Reliefe (Comitê de Oxford para o Alívio da Fome) mostra que seis brasileiros têm uma riqueza equivalente ao patrimônio dos 100 milhões mais pobres do país. Essa pesquisa indica como apenas esses seis brasileiros possuem vantagens a mais do que os outros 100 milhões, o que resulta na diferença de renda, saúde, educação, lazer e emprego, favorecendo apenas essa parcela da população e acarretando várias consquências para as classes que não usufruem do mesmo benefício.
Em segundo lugar, por causa da desigualdade social e econômica, há uma redução na qualidade de vida das classes desfavorecidas, como o aumento da fome e pobreza, afetando a saúde física e mental, podendo causar ansiedade e depressão, aumentando também o risco de desnutrição e doenças crônicas. A frase, "Os homens nascem iguais, mas no dia seguinte já são diferentes.", do escritor Barão de Itararé indica que desde o início da vida a desigualdade está presente, e que apesar da igualdade de direitos que todo cidadão possui, logo as diferenças socioeconômicas irão mudar a vida a depender de cada situação.
Por fim, tendo em vista que os efeitos da concentração de renda no mundo contemporâneo trazem tais consequências e malefícios, é responsabilidade do Estado, agente responsável pela garantia dos direitos sociais, implementar políticas públicas que visem a redução da pobreza, assim, por meio da ampliação do acesso à educação, à saúde, à cultura e ao lazer, bem como a fiscalização e a tributação das grandes fortunas e das empresas que exploram os recursos naturais e humanos, espera-se que possamos construir um mundo mais democrático e que todos possam usufruir igualmente de todos benefícios.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.