Avatar do usuário
Por Rayelli
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114327
Segunda declaração universal dos direitos humanos, promulgada em 1948 pela ONU, (Organização das Nações Unidas), é direito de todo cidadão, sem qualquer distinção, o acesso à saúde. No entanto, a realidade hodierna é diferente, a sociedade não sabe a importância da vacinação quando se trata da saúde. Logo, é essencial analisar os fatores que favorecem a persistência desse quadro: Desinformações populacional e Negligência governamental.

Primeiramente, vale destacar que a falta de informações entre a população a respeito da vacinação, prejudica não só a saúde, mas também a vida dos brasileiros. Diante disso, é notório a existência de um paralelo com a Revolta da Vacina no século XX, onde a população se recusava participar da vacinação obrigatória, pois desconheciam as vantagens que a vacina iria proporcionar em sua saúde. Diante desse cenário, percebe-se que a desinformação presente na sociedade compactua com a queda na procura de vacinas, fator que acaba contribuindo com o aumento insignificante de pessoas infectadas com vírus e doenças.

Ademais, a contingência por parte do governo corrobora com o número de indivíduos doentes. Segundo John Locke, filósofo inglês, é dever do Estado assegurar os direitos e bem-estar da população. Entretanto, é observado um sistema deficitário por parte do Estado, pois não cumpre o seu devido papel, quando se trata do bem-estar dos indivíduos, ou seja a saúde pública. Outrossim, é a falta de recursos apropriados que o governo não disponibiliza, como instituições adequadas, profissionais especializados, medicação gratuita etc…fatores que são essenciais para a disponibilização de uma saúde de qualidade . Visto isso, a negligência governamental causa grandes entraves na saúde das pessoas.

Infere-se, portanto, na criação de medidas para combater esse problema. Dessa maneira, o Ministério da Saúde, órgão que é responsável pela saúde dos cidadãos, invista em palestras sobre a importância da vacinação e divulgue nas instituições educacionais, redes midiáticas e canais televisivos, com o intuito de informar como a vacinação auxilia no combate de algumas doenças, fazendo com que o povo brasileiro busque seus direitos e assim possam ter uma saúde digna.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por SofiaManu
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114377
Rayelli escreveu:@Thalya17 @SofiaManu

Poderiam corrigir minha redação ?
Ooi!! Não sou corretora, mas já que me marcou, vou lhe dar algumas sugestões com base nos meus estudos de redação.

Introdução

"Segunda declaração universal dos direitos humanos, promulgada em 1948 pela ONU, (Organização das Nações Unidas), é direito de todo cidadão, sem qualquer distinção, o acesso à saúde. No entanto, a realidade hodierna é diferente, a sociedade não sabe a importância da vacinação quando se trata da saúde. Logo, é essencial analisar os fatores que favorecem a persistência desse quadro: Desinformações populacional e Negligência governamental."

- "Segunda" deveria ser substituído por "Segundo a";

- Em "No entanto, a realidade hodierna é diferente, a sociedade não sabe a importância da vacinação quando se trata da saúde.", sugiro que adicione um "pois" ou "porque" após "diferente,", pois ficará mais claro que você está explicando essa contradição;

- "Desinformações populacional e Negligência governamental.". Aqui, "desinformação", no singular e com letra minúscula, e "negligência", também com letra minúscula, estariam mais adequados.

D1

"Primeiramente, vale destacar que a falta de informações entre a população a respeito da vacinação, prejudica não só a saúde, mas também a vida dos brasileiros. Diante disso, é notório a existência de um paralelo com a Revolta da Vacina no século XX, onde a população se recusava participar da vacinação obrigatória, pois desconheciam as vantagens que a vacina iria proporcionar em sua saúde. Diante desse cenário, percebe-se que a desinformação presente na sociedade compactua com a queda na procura de vacinas, fator que acaba contribuindo com o aumento insignificante de pessoas infectadas com vírus e doenças."

- Em "Primeiramente, vale destacar que a falta de informações entre a população a respeito da vacinação, prejudica não só a saúde, mas também a vida dos brasileiros.", a vírgula após "vacinação" é desnecessária;

- Algumas correções: "Diante disso, é notória a existência de um paralelo com a Revolta da Vacina no século XX, onde a população se recusava a participar da vacinação obrigatória, pois desconheciam as vantagens que a vacina iria proporcionar a sua saúde.";

- Ainda nesse trecho, acredito que substituir "onde" por "na qual" ou "quando" estaria mais adequado, já que você não citou nenhuma localidade;

- "Diante desse cenário, percebe-se que a desinformação presente na sociedade compactua com a queda na procura de vacinas, fator que acaba contribuindo com o aumento insignificante de pessoas infectadas com vírus e doenças.". Aqui, acredito que no lugar de "insignificante" deveria ser "significativo", não?

D2

"Ademais, a contingência por parte do governo corrobora com o número de indivíduos doentes. Segundo John Locke, filósofo inglês, é dever do Estado assegurar os direitos e bem-estar da população. Entretanto, é observado um sistema deficitário por parte do Estado, pois não cumpre o seu devido papel, quando se trata do bem-estar dos indivíduos, ou seja a saúde pública. Outrossim, é a falta de recursos apropriados que o governo não disponibiliza, como instituições adequadas, profissionais especializados, medicação gratuita etc…fatores que são essenciais para a disponibilização de uma saúde de qualidade . Visto isso, a negligência governamental causa grandes entraves na saúde das pessoas.
"


- "Ademais, a contingência por parte do governo corrobora com o número de indivíduos doentes.", no lugar de "contingência", o termo deveria ser "negligência". Porém, como você o utiliza no fim do parágrafo, pode colocar um "descaso" ou "omissão";

- Algumas correções: "Segundo John Locke, filósofo inglês, é dever do Estado assegurar os direitos e bem-estar da população. Entretanto, é observado um sistema ("comportamento" ou "postura" seriam termos mais adequados do que "sistema", a meu ver) deficitário por parte do Estado, pois este não cumpre o seu devido papel vírgula desnecessária quando se trata do bem-estar dos indivíduos, ou seja, a saúde pública.";

- "Outrossim, é a falta de recursos apropriados que o governo não disponibiliza, como instituições adequadas, profissionais especializados, medicação gratuita etc…fatores que são essenciais para a disponibilização de uma saúde de qualidade".
Bem, aqui, "outrossim" é um conectivo, então acredito que para se referir à falta de recursos você deveria adicionar "outro entrave é" ou "outra causa do problema é" após o "outrossim";

- "disponibilização" pode ser substituído por um sinônimo, como "oferta", pois há um termo semelhante (disponibilizar) no mesmo trecho.

Conclusão

[/i]"Infere-se, portanto, na criação de medidas para combater esse problema. Dessa maneira, o Ministério da Saúde, órgão que é responsável pela saúde dos cidadãos, invista em palestras sobre a importância da vacinação e divulgue nas instituições educacionais, redes midiáticas e canais televisivos, com o intuito de informar como a vacinação auxilia no combate de algumas doenças, fazendo com que o povo brasileiro busque seus direitos e assim possam ter uma saúde digna."[/i]

-Algumas correções: "Infere-se, portanto, que há a necessidade da criação de medidas para combater esse problema. Dessa maneira, é importante que o Ministério da Saúde, órgão que é responsável pela saúde dos cidadãos, invista em palestras sobre a importância da vacinação e divulgue nas instituições educacionais, redes midiáticas e canais televisivos, com o intuito de informar como a vacinação auxilia no combate de algumas doenças, fazendo com que o povo brasileiro busque seus direitos e, assim, possam ter uma saúde digna."

- Faltou citar o argumento da "negligência governamental" na sua proposta;

- Também faltou citar o meio pelo qual a ação será realizada.

Considerações

Redação muito boa! A estrutura com os argumentos da introdução sendo desenvolvidos nos dois parágrafos e o uso dos repertórios Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Revolta da Vacina foram, em minha opinião, pontos muito positivos. Acredito que você possa melhorar as questões do uso de vírgulas e da construção das orações, pois algumas ficaram desconexas. Além disso, não esqueça de citar todos os elementos da proposta de intervenção e falar dos dois argumentos discutidos.

Obs:
Como já mencionado, não sou corretora. Tudo que aqui foi dito são sugestões baseadas no que me ensinaram de redação até este momento, então pode ser que você não concorde com algo que eu disse, e tá tudo bem!
Não deixe de buscar uma segunda correção.

Espero ter ajudado!!
2
Avatar do usuário
Por Rayelli
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114378
SofiaManu escreveu:
Rayelli escreveu:@Thalya17 @SofiaManu

Poderiam corrigir minha redação ?
Ooi!! Não sou corretora, mas já que me marcou, vou lhe dar algumas sugestões com base nos meus estudos de redação.

Introdução

"Segunda declaração universal dos direitos humanos, promulgada em 1948 pela ONU, (Organização das Nações Unidas), é direito de todo cidadão, sem qualquer distinção, o acesso à saúde. No entanto, a realidade hodierna é diferente, a sociedade não sabe a importância da vacinação quando se trata da saúde. Logo, é essencial analisar os fatores que favorecem a persistência desse quadro: Desinformações populacional e Negligência governamental."

- "Segunda" deveria ser substituído por "Segundo a";

- Em "No entanto, a realidade hodierna é diferente, a sociedade não sabe a importância da vacinação quando se trata da saúde.", sugiro que adicione um "pois" ou "porque" após "diferente,", pois ficará mais claro que você está explicando essa contradição;

- "Desinformações populacional e Negligência governamental.". Aqui, "desinformação", no singular e com letra minúscula, e "negligência", também com letra minúscula, estariam mais adequados.

D1

"Primeiramente, vale destacar que a falta de informações entre a população a respeito da vacinação, prejudica não só a saúde, mas também a vida dos brasileiros. Diante disso, é notório a existência de um paralelo com a Revolta da Vacina no século XX, onde a população se recusava participar da vacinação obrigatória, pois desconheciam as vantagens que a vacina iria proporcionar em sua saúde. Diante desse cenário, percebe-se que a desinformação presente na sociedade compactua com a queda na procura de vacinas, fator que acaba contribuindo com o aumento insignificante de pessoas infectadas com vírus e doenças."

- Em "Primeiramente, vale destacar que a falta de informações entre a população a respeito da vacinação, prejudica não só a saúde, mas também a vida dos brasileiros.", a vírgula após "vacinação" é desnecessária;

- Algumas correções: "Diante disso, é notória a existência de um paralelo com a Revolta da Vacina no século XX, onde a população se recusava a participar da vacinação obrigatória, pois desconheciam as vantagens que a vacina iria proporcionar a sua saúde.";

- Ainda nesse trecho, acredito que substituir "onde" por "na qual" ou "quando" estaria mais adequado, já que você não citou nenhuma localidade;

- "Diante desse cenário, percebe-se que a desinformação presente na sociedade compactua com a queda na procura de vacinas, fator que acaba contribuindo com o aumento insignificante de pessoas infectadas com vírus e doenças.". Aqui, acredito que no lugar de "insignificante" deveria ser "significativo", não?

D2

"Ademais, a contingência por parte do governo corrobora com o número de indivíduos doentes. Segundo John Locke, filósofo inglês, é dever do Estado assegurar os direitos e bem-estar da população. Entretanto, é observado um sistema deficitário por parte do Estado, pois não cumpre o seu devido papel, quando se trata do bem-estar dos indivíduos, ou seja a saúde pública. Outrossim, é a falta de recursos apropriados que o governo não disponibiliza, como instituições adequadas, profissionais especializados, medicação gratuita etc…fatores que são essenciais para a disponibilização de uma saúde de qualidade . Visto isso, a negligência governamental causa grandes entraves na saúde das pessoas.
"


- "Ademais, a contingência por parte do governo corrobora com o número de indivíduos doentes.", no lugar de "contingência", o termo deveria ser "negligência". Porém, como você o utiliza no fim do parágrafo, pode colocar um "descaso" ou "omissão";

- Algumas correções: "Segundo John Locke, filósofo inglês, é dever do Estado assegurar os direitos e bem-estar da população. Entretanto, é observado um sistema ("comportamento" ou "postura" seriam termos mais adequados do que "sistema", a meu ver) deficitário por parte do Estado, pois este não cumpre o seu devido papel vírgula desnecessária quando se trata do bem-estar dos indivíduos, ou seja, a saúde pública.";

- "Outrossim, é a falta de recursos apropriados que o governo não disponibiliza, como instituições adequadas, profissionais especializados, medicação gratuita etc…fatores que são essenciais para a disponibilização de uma saúde de qualidade".
Bem, aqui, "outrossim" é um conectivo, então acredito que para se referir à falta de recursos você deveria adicionar "outro entrave é" ou "outra causa do problema é" após o "outrossim";

- "disponibilização" pode ser substituído por um sinônimo, como "oferta", pois há um termo semelhante (disponibilizar) no mesmo trecho.

Conclusão

[/i]"Infere-se, portanto, na criação de medidas para combater esse problema. Dessa maneira, o Ministério da Saúde, órgão que é responsável pela saúde dos cidadãos, invista em palestras sobre a importância da vacinação e divulgue nas instituições educacionais, redes midiáticas e canais televisivos, com o intuito de informar como a vacinação auxilia no combate de algumas doenças, fazendo com que o povo brasileiro busque seus direitos e assim possam ter uma saúde digna."[/i]

-Algumas correções: "Infere-se, portanto, que há a necessidade da criação de medidas para combater esse problema. Dessa maneira, é importante que o Ministério da Saúde, órgão que é responsável pela saúde dos cidadãos, invista em palestras sobre a importância da vacinação e divulgue nas instituições educacionais, redes midiáticas e canais televisivos, com o intuito de informar como a vacinação auxilia no combate de algumas doenças, fazendo com que o povo brasileiro busque seus direitos e, assim, possam ter uma saúde digna."

- Faltou citar o argumento da "negligência governamental" na sua proposta;

- Também faltou citar o meio pelo qual a ação será realizada.

Considerações

Redação muito boa! A estrutura com os argumentos da introdução sendo desenvolvidos nos dois parágrafos e o uso dos repertórios Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Revolta da Vacina foram, em minha opinião, pontos muito positivos. Acredito que você possa melhorar as questões do uso de vírgulas e da construção das orações, pois algumas ficaram desconexas. Além disso, não esqueça de citar todos os elementos da proposta de intervenção e falar dos dois argumentos discutidos.

Obs:
Como já mencionado, não sou corretora. Tudo que aqui foi dito são sugestões baseadas no que me ensinaram de redação até este momento, então pode ser que você não concorde com algo que eu disse, e tá tudo bem!
Não deixe de buscar uma segunda correção.

Espero ter ajudado!!
muito obrigada pelas dicas !!💗
0
Avatar do usuário
Por Lauany25
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#114561
Boa noite, tirando pequenos erros gramaticais, a redação está muito boa, ao meu ver tiraria uns 980, a argumentação está consistente e a redação apresenta todos os elementos obrigatórios! :D
1
Avatar do usuário
Por Rayelli
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114577
Lauany25 escreveu:Boa noite, tirando pequenos erros gramaticais, a redação está muito boa, ao meu ver tiraria uns 980, a argumentação está consistente e a redação apresenta todos os elementos obrigatórios! :D

@Lauany25 Muito obrigada!!
Poderia pontuar ser não for muito incômodo?
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
89 Exibições
por Aluna39
0 Respostas 
141 Exibições
por Mari19
0 Respostas 
315 Exibições
por Magadomal
0 Respostas 
179 Exibições
por Darlla
2 Respostas 
223 Exibições
por Darlla
0 Respostas 
219 Exibições
por Carraro
0 Respostas 
181 Exibições
por Gabrielamnz
0 Respostas 
141 Exibições
por Deisienne
4 Respostas 
487 Exibições
por GeovanaAnt
0 Respostas 
114 Exibições
por paolampmj

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM