Diante desse cenário, destaca-se a inoperância estatal como fator que dificulta a questão do combate às notícias falsas. Para a pensadora contemporânea Djamila Ribeiro, é preciso tirar as situações da invisibilidade para que soluções sejam encontradas, visão que demonstra a falha cometida pelo Estado em fiscalizar e investigar meios, veículos e perfis sociais em que há um maior índice de compartilhamento de notícias falsas, uma vez que existe um notável desinteresse por parte dos cidadãos que são aptos a fazerem denúncias a órgãos federais desses meios - causada pelo baixo estímulo governamental a essas discussões, bem como a falta de conscientização da população sobre a importância do combate às notícias inverídicas. Nesse sentido, fica evidente que, por não estimular debates sobre o tema e não conscientizar a população sobre o mesmo, o governo permite a semeadura de mais inverdades, o que gera uma massiva contribuição para a desinformação da população.
Ademais, nota-se a falta de pesquisa sobre a veracidade de notícias e suas fontes por parte de indivíduos que as compartilham, o que equivale a um desafio para a ocorrência do tema. "Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data" - a frase, do escritor Luís Fernando Veríssimo, faz relação a uma concepção recorrente na atual conjuntura brasileira, segundo a qual um cidadão distribui uma notícia falsa sem ao menos levantar questionamentos sobre sua veracidade, fontes e demais composições, visto que existe uma total convicção ilusória sobre aquilo que foi lido e, mais tarde, compartilhado com outros. Por conseguinte, o desinteresse em conhecer a autenticidade daquilo que foi lido e disseminado favorece o grande alastramento de inverdades, bem como o aumento de indivíduos que creem nas mesmas, gerando um ciclo vicioso.
Portanto, cabe ao Estado - em sua função de promotor do bem-estar social - estabelecer uma ampla fiscalização e investigação dos meios, veículos e perfis em redes sociais com histórico de propagação de notícias falsas, mediante a criação de mais departamentos especializados nesse quesito, a fim de garantir uma diminuição significativa da propagação de fake news. Outrossim, é dever do Governo Federal organizar campanhas em escala midiática de conscientização sobre as consequências de semear notícias sem ter conhecimento de sua autenticidade, de modo a enfatizar o impacto social negativo do compartilhamento de notícias inverídicas. Por fim, com essas medidas, será possível ter um Brasil que combateu as notícias falsas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.