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Por raymv10
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#113857
Considerado o ápice da polarização política, as eleições presidenciais de 2022 são um exemplo da disseminação desenfreada de notícias falsas no Brasil. De modo igual, muitos outros acontecimentos que marcam a cultura e a sociedade se transformam em um campo onde as mais diversas notícias inverídicas são propagadas sobejamente. Nesse enquadramento, é válido analisar como a negligência estatal e a carência de questionamentos sobre a veracidade de notícias e suas fontes caracterizam desafios para o combate às fake news no Brasil.
Diante desse cenário, destaca-se a inoperância estatal como fator que dificulta a questão do combate às notícias falsas. Para a pensadora contemporânea Djamila Ribeiro, é preciso tirar as situações da invisibilidade para que soluções sejam encontradas, visão que demonstra a falha cometida pelo Estado em fiscalizar e investigar meios, veículos e perfis sociais em que há um maior índice de compartilhamento de notícias falsas, uma vez que existe um notável desinteresse por parte dos cidadãos que são aptos a fazerem denúncias a órgãos federais desses meios - causada pelo baixo estímulo governamental a essas discussões, bem como a falta de conscientização da população sobre a importância do combate às notícias inverídicas. Nesse sentido, fica evidente que, por não estimular debates sobre o tema e não conscientizar a população sobre o mesmo, o governo permite a semeadura de mais inverdades, o que gera uma massiva contribuição para a desinformação da população.
Ademais, nota-se a falta de pesquisa sobre a veracidade de notícias e suas fontes por parte de indivíduos que as compartilham, o que equivale a um desafio para a ocorrência do tema. "Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data" - a frase, do escritor Luís Fernando Veríssimo, faz relação a uma concepção recorrente na atual conjuntura brasileira, segundo a qual um cidadão distribui uma notícia falsa sem ao menos levantar questionamentos sobre sua veracidade, fontes e demais composições, visto que existe uma total convicção ilusória sobre aquilo que foi lido e, mais tarde, compartilhado com outros. Por conseguinte, o desinteresse em conhecer a autenticidade daquilo que foi lido e disseminado favorece o grande alastramento de inverdades, bem como o aumento de indivíduos que creem nas mesmas, gerando um ciclo vicioso.
Portanto, cabe ao Estado - em sua função de promotor do bem-estar social - estabelecer uma ampla fiscalização e investigação dos meios, veículos e perfis em redes sociais com histórico de propagação de notícias falsas, mediante a criação de mais departamentos especializados nesse quesito, a fim de garantir uma diminuição significativa da propagação de fake news. Outrossim, é dever do Governo Federal organizar campanhas em escala midiática de conscientização sobre as consequências de semear notícias sem ter conhecimento de sua autenticidade, de modo a enfatizar o impacto social negativo do compartilhamento de notícias inverídicas. Por fim, com essas medidas, será possível ter um Brasil que combateu as notícias falsas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por OlrenBeat
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#113892
NOTA FINAL 980!
Olá! Sua redação está bem estruturada e apresenta uma boa argumentação sobre o tema das fake news no Brasil. No entanto, há alguns pontos que podem ser melhorados para atender aos critérios de correção do Enem.

Em relação à introdução, você começa com um bom gancho ao mencionar as eleições presidenciais de 2022 como exemplo da disseminação de notícias falsas no país. Entretanto, a sua tese poderia ser mais clara e objetiva. É importante que ela esteja presente logo no início do texto para guiar o leitor sobre qual será o seu posicionamento em relação ao tema.

No desenvolvimento dos argumentos, você apresenta duas ideias principais: a negligência estatal e a falta de pesquisa por parte dos indivíduos que compartilham notícias falsas. Ambas são relevantes para abordar o problema das fake news no Brasil. Porém, é preciso tomar cuidado com a organização desses argumentos dentro do parágrafo — eles precisam estar conectados entre si e relacionados diretamente à tese proposta na introdução.

Além disso, é importante citar exemplos concretos para ilustrar os seus argumentos e torná-los mais convincentes. Você cita uma frase do escritor Luís Fernando Veríssimo, mas seria interessante trazer outros exemplos ou dados que reforcem a sua posição.

Por fim, na conclusão você retoma os seus argumentos principais e propõe soluções viáveis para combater as fake news no Brasil. A elaboração da proposta de intervenção foi adequada segundo os critérios exigidos pelo Enem.

Para melhorar ainda mais sua escrita, sugiro que você revise a sua redação em relação à coesão e coerência. Certifique-se de que as ideias estão bem articuladas entre si e utilize conectivos adequados para estabelecer relações lógicas entre elas.

No geral, parabéns pelo seu texto! Com algumas pequenas melhorias, ele pode ficar ainda mais forte e atender aos critérios exigidos pelo Enem.

Sua redação possui 19 desvios no total!
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Por raymv10
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#114248
@Katsmoking pode corrigir minha redação por favor? Desde já agradeço muito!
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