Com base nesse cenário, grande parte da população idosa brasileira, é oprimida, rejeitada e negligenciada por uma camada preconceituosa da sociedade que por muitas vezes são os responsáveis de zelar pelo bem-estar destes mesmos, mas que frequentemente abusam da confiança a eles depositada. Sendo assim são incontáveis os casos em que idosos são violentados das mais variadas formas por seus cuidadores, enfrentam abusos e ainda são extorquidos financeiramente por esses mesmos, que aproveitam da fragilidade e até inocência por parte do idoso.
Se compararmos a qualidade de vida do idoso brasileiro, onde em algumas famílias a vida desses não é vista como um patrimônio familiar que deve ser conservado e sim como estorvo, sendo muitas vezes isolado em um asilo ou em uma casa de repouso, aos cuidados de terceiros, muitas vezes sem o acompanhamento familiar e sofrendo maus-tratos. Com a qualidade de vida do idoso de países como a China e o Japão onde a velhice é sinônimo de sabedoria e riqueza, sendo tratados com respeito e com muito cuidado para garantir o bem-estar e a qualidade de vida desses mesmos. Veremos que o Brasil tem muito que aprender e mudar para aumentar o bem-estar e a longevidade da sua população.
Diante do exposto, e tendo em vista que o Brasil ocupa aqui 58° posição no ranking de qualidade de vida do idoso, esperado o maior desempenho do governo em relação ao bem-estar dessa parte da população. Com a união do ministério da cidadania e dos direitos humanos, cuidando para uma maior eficácia do acompanhamento domiciliar mensal ao idoso para verificação de como estão sendo feitos os cuidados desses. E o ministério da educação promovendo, desde os anos iniciais até os finais, a conscientização para o respeito e o cuidado ao idoso logo poderá ser mudada a atual situação pessoa da idosa no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.