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Por Lari987
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#113762
No filme "Up altas aventuras", o protagonista de 78 anos representa alguns idosos que são marginalizados, incompreendidos e, de certa forma, isolados da sociedade.A violência contra pessoa idosa no Brasil remete a falta de conscientização por parte da população, que pelo observado, ainda hoje não entendi o ciclo da vida humana, onde o envelhecimento é uma dádiva e não estorvo.
Com base nesse cenário, grande parte da população idosa brasileira, é oprimida, rejeitada e negligenciada por uma camada preconceituosa da sociedade que por muitas vezes são os responsáveis de zelar pelo bem-estar destes mesmos, mas que frequentemente abusam da confiança a eles depositada. Sendo assim são incontáveis os casos em que idosos são violentados das mais variadas formas por seus cuidadores, enfrentam abusos e ainda são extorquidos financeiramente por esses mesmos, que aproveitam da fragilidade e até inocência por parte do idoso.
Se compararmos a qualidade de vida do idoso brasileiro, onde em algumas famílias a vida desses não é vista como um patrimônio familiar que deve ser conservado e sim como estorvo, sendo muitas vezes isolado em um asilo ou em uma casa de repouso, aos cuidados de terceiros, muitas vezes sem o acompanhamento familiar e sofrendo maus-tratos. Com a qualidade de vida do idoso de países como a China e o Japão onde a velhice é sinônimo de sabedoria e riqueza, sendo tratados com respeito e com muito cuidado para garantir o bem-estar e a qualidade de vida desses mesmos. Veremos que o Brasil tem muito que aprender e mudar para aumentar o bem-estar e a longevidade da sua população.
Diante do exposto, e tendo em vista que o Brasil ocupa aqui 58° posição no ranking de qualidade de vida do idoso, esperado o maior desempenho do governo em relação ao bem-estar dessa parte da população. Com a união do ministério da cidadania e dos direitos humanos, cuidando para uma maior eficácia do acompanhamento domiciliar mensal ao idoso para verificação de como estão sendo feitos os cuidados desses. E o ministério da educação promovendo, desde os anos iniciais até os finais, a conscientização para o respeito e o cuidado ao idoso logo poderá ser mudada a atual situação pessoa da idosa no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por OlrenBeat
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#113836
NOTA FINAL 740!
Olá! Vamos à correção da sua redação?

Em primeiro lugar, é importante destacar que você escolheu um tema relevante e atual para a sua dissertação. No entanto, há alguns pontos que precisam ser melhorados em relação aos critérios de correção do Enem.

No que diz respeito ao desenvolvimento do tema proposto e uso de repertório sociocultural produtivo, você apresentou uma boa introdução contextualizando o assunto com referência ao filme "Up altas aventuras". Entretanto, faltou explorar mais profundamente as questões relacionadas à violência contra idosos no Brasil. Além disso, seria interessante citar dados estatísticos ou exemplos concretos para embasar seus argumentos.

Quanto à estrutura dissertativo-argumentativa do texto, percebe-se a presença de tese na introdução ("A violência contra pessoa idosa no Brasil remete a falta de conscientização por parte da população") e conclusão ("Com a união do ministério da cidadania e dos direitos humanos [...] logo poderá ser mudada a atual situação pessoa da idosa no Brasil"). Porém, os argumentos não foram bem desenvolvidos nem articulados entre si. É preciso trabalhar melhor essa conexão entre as ideias apresentadas.

Sobre o uso de argumentos e citações coerentes com o tema proposto: apesar de ter mencionado algumas formas pelas quais os idosos são violentados (abusos físicos/financeiros), faltou detalhamento sobre como esses casos ocorrem na prática. Seria interessante trazer exemplos reais ou histórias fictícias para ilustrar suas afirmações.

No quesito coesão e coerência, é importante destacar que o texto apresenta algumas falhas na articulação das ideias. Faltou utilizar conectivos adequados para estabelecer relações entre as frases e parágrafos.

Por fim, em relação à proposta de intervenção, você apresentou uma sugestão interessante ao mencionar a união dos ministérios da cidadania e dos direitos humanos para promover um acompanhamento domiciliar mensal aos idosos. No entanto, faltou detalhar melhor como essa medida seria implementada na prática (quem seriam os responsáveis pela execução? Como seria feita a fiscalização?). Além disso, não ficou claro como a conscientização sobre o respeito aos idosos seria trabalhada pelo Ministério da Educação.

Em resumo, sua redação tem potencial mas precisa ser mais desenvolvida em alguns aspectos. Para melhorar seu texto e escrita de modo geral, recomendo:

- Ler bastante: leia livros variados (de diferentes gêneros) para ampliar seu repertório sociocultural;

- Praticar a escrita: escreva com frequência sobre temas diversos para treinar sua habilidade de argumentação;

- Revisar seus textos: revise suas redações sempre que possível — isso ajuda a identificar erros gramaticais ou problemas estruturais no texto.

Espero ter ajudado!

Seu texto possui 20 desvios!
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Por Lari987
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#113848
@OlrenBeat Obrigada pela correção vc ajudou muito! Trabalharei nos erros descritos e nas dicas propostas😊
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