No período medieval, o acesso à educação era restrito àqueles que detinham autorização do Clero. Dessa forma, o ensino básico tornava-se um privilégio do qual poucos possuíam. Semelhante à época, na contemporaneidade brasileira é visto que a entrada e permanência de estudantes nas escolas persiste sendo algo inacessível a muitos, tanto por condição de indigência, quanto por problemas emocionais.
Primeiramente, torna-se necessário debater sobre a entrave econômica que cerca o tema. Seguindo essa lógica, na autobiografia "Quarto de Despejo", Carolina de Jesus escreve fatos de sua vida como catadora de papel na década de 60, evidenciando a carência extrema que enfrenta diariamente. Atualmente, no Brasil, é visto que crianças e jovens passam pelos mesmos dilemas financeiros enfrentadas por Carolina e acabam não podendo frequentar a escola, visto que precisam trabalhar em tempo integral para se sustentar. Dito isso, também é visível que essa condição é agravada pela inoperância estatal no combate à desiguldade social que historicamente aflinge o país.
Ademais, é notório que os estudantes sentem-se mais desmotivados a permanecer estudando por conta de distúrbios emocionais, uma vez que a pandemia de COVID-19 desencadeou transtornos de ansiedade e dificuldade de sociabilidade entre alunos. Segundo pesquisa, após o retorno às aulas presenciais, dois a cada cinco alunos necessitam de apoio psicológico. Apesar disso, percebe-se que as instituições educacionais não prestam assistência emocional aos alunos para motivá-los a continuar estudando.
Em síntese, vê-se a necessidade de que o Estado, através do Ministério do Desenvolvimento Social, execute políticas de assistência financeira por meio de projetos de lei, visando alcançar os jovens que abandonaram a escola por viverem em extrema miséria. Dessa forma, o Brasil poderá afastar-se da Idade das Trevas e partir para um futuro próspero onde os jovens terão acesso à educação de qualidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.