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Por larcsza
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#113599
Tema: Medidas para possibilitar o acesso e a permanência de estudantes nas escolas brasileiras.

No período medieval, o acesso à educação era restrito àqueles que detinham autorização do Clero. Dessa forma, o ensino básico tornava-se um privilégio do qual poucos possuíam. Semelhante à época, na contemporaneidade brasileira é visto que a entrada e permanência de estudantes nas escolas persiste sendo algo inacessível a muitos, tanto por condição de indigência, quanto por problemas emocionais.

Primeiramente, torna-se necessário debater sobre a entrave econômica que cerca o tema. Seguindo essa lógica, na autobiografia "Quarto de Despejo", Carolina de Jesus escreve fatos de sua vida como catadora de papel na década de 60, evidenciando a carência extrema que enfrenta diariamente. Atualmente, no Brasil, é visto que crianças e jovens passam pelos mesmos dilemas financeiros enfrentadas por Carolina e acabam não podendo frequentar a escola, visto que precisam trabalhar em tempo integral para se sustentar. Dito isso, também é visível que essa condição é agravada pela inoperância estatal no combate à desiguldade social que historicamente aflinge o país.

Ademais, é notório que os estudantes sentem-se mais desmotivados a permanecer estudando por conta de distúrbios emocionais, uma vez que a pandemia de COVID-19 desencadeou transtornos de ansiedade e dificuldade de sociabilidade entre alunos. Segundo pesquisa, após o retorno às aulas presenciais, dois a cada cinco alunos necessitam de apoio psicológico. Apesar disso, percebe-se que as instituições educacionais não prestam assistência emocional aos alunos para motivá-los a continuar estudando.

Em síntese, vê-se a necessidade de que o Estado, através do Ministério do Desenvolvimento Social, execute políticas de assistência financeira por meio de projetos de lei, visando alcançar os jovens que abandonaram a escola por viverem em extrema miséria. Dessa forma, o Brasil poderá afastar-se da Idade das Trevas e partir para um futuro próspero onde os jovens terão acesso à educação de qualidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por larcsza
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#113600
larcsza escreveu:Tema: Medidas para possibilitar o acesso e a permanência de estudantes nas escolas brasileiras.

No período medieval, o acesso à educação era restrito àqueles que detinham autorização do Clero. Dessa forma, o ensino básico tornava-se um privilégio do qual poucos possuíam. Semelhante à época, na contemporaneidade brasileira é visto que a entrada e permanência de estudantes nas escolas persiste sendo algo inacessível a muitos, tanto por condição de indigência, quanto por problemas emocionais.

Primeiramente, torna-se necessário debater sobre a entrave econômica que cerca o tema. Seguindo essa lógica, na autobiografia "Quarto de Despejo", Carolina de Jesus escreve fatos de sua vida como catadora de papel na década de 60, evidenciando a carência extrema que enfrenta diariamente. Atualmente, no Brasil, é visto que crianças e jovens passam pelos mesmos dilemas financeiros enfrentados por Carolina e acabam não podendo frequentar a escola, visto que precisam trabalhar em tempo integral para se sustentar. Dito isso, é visível que a pobreza, agravada pela inoperância estatal, atua como um obstáculo na entrada e conclusão do ensino.

Ademais, é notório que os estudantes sentem-se mais desmotivados a permanecer estudando por conta de distúrbios emocionais, uma vez que a pandemia de COVID-19 desencadeou transtornos de ansiedade e dificuldade de sociabilidade entre alunos. Segundo pesquisa, após o retorno às aulas presenciais, dois a cada cinco alunos necessitam de apoio psicológico, entretanto, as instituições educacionais não prestam essa assistência, acarretando no aumento de evasão escolar por deficiências psíquicas.


Em síntese, vê-se a necessidade de que o Estado, através do Ministério do Desenvolvimento Social, execute políticas de assistência financeira por meio de projetos de lei, visando alcançar os jovens que abandonaram a escola por viverem em extrema miséria. Dessa forma, o Brasil poderá afastar-se da Idade das Trevas e partir para um futuro próspero onde os jovens terão acesso à educação de qualidade.
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Por Lauany25
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#113638
Os seus argumentos são bons !! :D
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