Avatar do usuário
Por Alicebeat
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113583
“Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados.” A frase dita pelo filósofo inglês Aldous Huxley, ao ser analisada pela situação do país possibilita a reflexão sobre como a violência urbana, que está sendo negligenciada na sociedade brasileira, está afetando a vida de muitas pessoas. Além disso, fatores como a negligência governamental e a desigualdade social não podem ser desprezados.
Em primeiro plano, destaca-se a falta de segurança enfrentada pela sociedade. A constituição de 1988 decreta o direito à segurança para toda a população. Todavia, é importante salientar que tal prerrogativa não esta sendo totalmente garantida, tendo em vista que, o Brasil ocupa 9 colocações na lista das 50 cidades mais violentas do mundo em 2022, divulgada pela ONG Internacional Seguridad, Justicia y Paz. Portanto, é inadmissível que, em um país onde se paga umas das maiores taxas de impostos do mundo, o Estado não garanta políticas públicas capazes de corrigir ou reduzir essa situação.
Somado a isso, vale ressaltar que a desigualdade social é outro elemento que intensifica a violência urbana. De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), a vulnerabilidade socioeconômica e a falta de oportunidade de emprego decente estão deixando as pessoas propicias ao tráfico e outras vertentes do crime. No entanto, isso mostra que a população brasileira está diante de uma situação extremamente delicada e é por essa razão que ações precisam ser tomadas para que todos possam viver com mais harmonia e com todos os seus direitos garantidos.
Desse modo, é importante que o ministério público, instituição que tem como função definida pela Constituição Federal a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, tome providências para alterar o quadro atual. Para diminuir a violência no contexto urbano, urge que o governo intervenha, por meio de políticas públicas que visam a segurança e a maior oportunidade de emprego digno aos cidadãos. Afim de, melhorar a realidade da população que sofre com os problemas da temática em questão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Local de Crime
por alynena    - In: Outros temas
0 Respostas 
122 Exibições
por alynena
0 Respostas 
115 Exibições
por EvellynD
0 Respostas 
501 Exibições
por Mariixx
0 Respostas 
119 Exibições
por Gimartinelli
1 Respostas 
251 Exibições
por KelveSilva
0 Respostas 
72 Exibições
por sofcomp
1 Respostas 
71 Exibições
por caio452
0 Respostas 
189 Exibições
por marinna
0 Respostas 
183 Exibições
por Vitoria15
0 Respostas 
20 Exibições
por mariazuos

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM