Nesse panorama, primordialmente, constata-se o desserviço estatal como uma das causas do esquecimento dos mais velhos. Segundo, o repórter brasileiro Diogo Mainardi, "O maior problema do pais é o gigantismo do Estado". Sob esse viés, tal opinião se introduz no cotidiano do povo, uma vez que o Poder Público não dá a devida relevância ao abandono sofrido por essa parcela populacional, por mais que seja uma responsabilidade da instituição. Essa condição é motivada pela escassez de investimentos nessa área, em virtude de essas aplicações não gerarem lucro e nem capital político para os governantes, tendo em vista que, na contemporaneidade capitalista, todos os atos têm como finalidade o benefício próprio. Essa circunstância é crítica, ao passo que, consequentemente, acarreta no descaso social dessa parte da população e na falta de garantia de seus direitos básicos. Sendo assim, em razão da omissão governamental, a problemática é agravada na rotina da pátria.
Outrossim, a carência de discussões sobre a omissão dos anciões na época hodierna é um dos motivadores para a continuidade desse quadro nefasto. Sob essa perspectiva, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarez alega que, "O Brasil pratica uma política de eufemismo". De acordo com a visão da autora, a insuficiência de debates acerca da recusa de cuidados à pessoa idosa agrava o óbice mencionado, já que a sociedade e as plataformas digitais suavizam as mazelas da pátria, visto que essa adversidade não atinge toda a população, sobretudo, as classes mais favorecidas economicamente, pois os interesses dos grupos sociais privilegiados são sobrepostos aos direitos dos idosos. Essa conjuntura é preocupante, haja vista que a falta da construção de uma mentalidade coletiva promove o desinteresse dos habitantes em debater sobre o assunto, o que, como resultado, cria um sentimento de invalidação e desrespeito nas pessoas mais velhas. Assim, por causa da exiguidade de diálogo, o problema progride no dia a dia local.
Portanto, clucida-se a necessidade de medidas para conter essa preocupante realidade. Para isso, cabe ao Governo Federal, responsável pelo bem-estar dos cidadãos, redefinir as políticas públicas, por meio de investimentos e leis destinadas a esse grupo, a fim de garantir os direitos dessa classe mais antiga. Ademais, è papel das mídias promover campanhas acerca da importância de debater sobre o descuido com os idosos, por intermédio de palestras e posts na internet, com intuito de gerar o apreço social dessa comunidade. Feito isso, será garantido o amparo dessas pessoas e, assim, o código judiciário representará a situação territorial
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.