A pandemia expôs a exclusão digital, visto que a falta de acesso à internet atinge 30% das residências no Brasil, segundo a TIC Domicílios, do IBGE. Essa é uma das razões que mais afetou a educação durante esse estado pandêmico. Com a dificuldade no acesso à internet, ficou mais difícil participar das aulas online.
Nesse ínterim os professores também sofreram com a tecnologia, mas de uma forma diferente, visto que eles tinham o acesso à internet, porém não sabiam lidar com o Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Em virtude dos fatos citados, é responsabilidade do Ministério da Educação em conjunto com as escolas manter seus docentes atualizados no meio tecnológico através de palestras frequentes, e administrar meios para combater a exclusão digital.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada