Nessa perspectiva, vale ressaltar o papel da educação na formação de um indivíduo na sociedade, tal que para Pitágoras - renomado filósofo grego - o ensino dos menores reflete diretamente no mundo dos maiores. Desse modo, a ausência de uma educação no que diz respeito à: vida sexual e as prevenções necessárias nela, em instituições formadoras de caráter intelectual, proporciona um desconhecimento da população adolescente acerca do assunto, o que aumenta as taxas de gravidez da parcela de pessoas nessa fase de vida, sendo obrigadas a entrar no mundo adulto precocemente.
Ademais, a inefetividade estatal colabora para o impedimento de uma mitigação da problemática. Cabe salientar o pensamento da antropóloga Lilia Schwartz, em que o Brasil passa por uma política de eufemismos, ou seja, certos problemas são invisibilizados, e com isso, não há uma ação pública devida quanto aos mesmos. Dessa maneira, a baixa voz das gestantes adolescentes na sociedade não chegam aos ouvidos do governo, que possui o dever de auxiliar essa parcela da população por meio da criação de políticas públicas e leis, mas isso infelizmente não ocorre com totalidade.
Urge, portanto, a necessidade de uma ação que combata a gravidez na fase da adolescência. Para isso, os ministérios da educação e saúde devem, juntamente, proporcionar uma educação sexual correta para menores, fazendo uso de componentes na base curricular comum brasileira, além da criação de políticas públicas e leis que visem as próprias gestantes, a fim de combater com efetividade a gravidez no período da adolescência. Desse jeito, jovens e menores, gestantes ou não, não precisarão serem expostos a dificuldades que afetem significantemente o desenvolvimento mental e emocional que precisa ocorrer nessa parte da vida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.