Primordialmente, um dos fatores que impede a conciliação entre o aumento da taxa de empregados e a tecnologia consiste na falta de planejamento. Diante desse cenário, é evidente que, por visar apenas o benefício financeiro em que a substituição de trabalhadores por máquinas, por exemplo, lhe trará, as empresam não desenvolvem ações para combater as possíveis problemáticas que surgiriam com a substituição da mão de obra manual. Dessa forma, tendo como exemplo pessoas que trabalham na produção da massa de pão em uma padaria, o uso da tecnologia, ou seja, a maquinação dessa tarefa ocasionará na demissão desses indivíduos e, consequentemente, aumento da taxa de desemprego.
Por conseguinte, a taxa de desocupação no Brasil aumenta, ocasionando em uma realidade quase utópica da possível correlação entre geração de empregos e aspectos tecnológicos. Dentro desse contexto, segundo o psicólogo e cientista, B.F. Skinner “ O problema não é se as maquinas pensam, mas se os homens fazem”. Em analogia ao pensamento do cientista, é evidente uma alienação dos homens, já que devido a maquinação e a busca por poder, acabam não exercendo a sua racionalidade. Sendo assim, mesmo que promovam medidas para inclusão dos brasileiros afetados pelo avanço tecnológico, ela seria excludente, haja vista que, buscando lucro, exemplificamente, cobrariam pelos cursos.
Destarte, então, medidas que visem conciliar o desemprego estrutural e a evolução tecnológica. Para isso, cabem as empresas, por meio de parcerias com o Governo Federal promover o acesso a cursos de formação profissional – evitando a privatização destes-, a fim de proporcionar, de forma gratuita, a inclusão dos indivíduos no mercado de trabalho, de acordo com os empregos necessários com a acessão da tecnologia. Assim, será possível conciliar o número de vagas e de capacitados com a evolução tecnológica e tornar a afirmativa do cientista Steve uma realidade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.