Avatar do usuário
Por geoca
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#95197
Segundo o cientista Esteve Jobs “a tecnologia move o mundo”, haja vista que esta visa facilitar, por meio do desenvolvimento, a vida dos indivíduos. Entretanto, no Brasil, apesar dos pontos positivos, é evidente as consequências resultantes do avanço desta na sociedade. Pois, devido à falta de planejamento, os meios tecnológicos ocasionam em um cenário em que há um número excedente de pessoas procurando por emprego em detrimento da pouca quantidade de vagas. Desse modo, torna-se necessário a análise desse cenário, bem como possíveis soluções para a conciliação entre desemprego estrutural e evolução tecnológica.

Primordialmente, um dos fatores que impede a conciliação entre o aumento da taxa de empregados e a tecnologia consiste na falta de planejamento. Diante desse cenário, é evidente que, por visar apenas o benefício financeiro em que a substituição de trabalhadores por máquinas, por exemplo, lhe trará, as empresam não desenvolvem ações para combater as possíveis problemáticas que surgiriam com a substituição da mão de obra manual. Dessa forma, tendo como exemplo pessoas que trabalham na produção da massa de pão em uma padaria, o uso da tecnologia, ou seja, a maquinação dessa tarefa ocasionará na demissão desses indivíduos e, consequentemente, aumento da taxa de desemprego.

Por conseguinte, a taxa de desocupação no Brasil aumenta, ocasionando em uma realidade quase utópica da possível correlação entre geração de empregos e aspectos tecnológicos. Dentro desse contexto, segundo o psicólogo e cientista, B.F. Skinner “ O problema não é se as maquinas pensam, mas se os homens fazem”. Em analogia ao pensamento do cientista, é evidente uma alienação dos homens, já que devido a maquinação e a busca por poder, acabam não exercendo a sua racionalidade. Sendo assim, mesmo que promovam medidas para inclusão dos brasileiros afetados pelo avanço tecnológico, ela seria excludente, haja vista que, buscando lucro, exemplificamente, cobrariam pelos cursos.

Destarte, então, medidas que visem conciliar o desemprego estrutural e a evolução tecnológica. Para isso, cabem as empresas, por meio de parcerias com o Governo Federal promover o acesso a cursos de formação profissional – evitando a privatização destes-, a fim de proporcionar, de forma gratuita, a inclusão dos indivíduos no mercado de trabalho, de acordo com os empregos necessários com a acessão da tecnologia. Assim, será possível conciliar o número de vagas e de capacitados com a evolução tecnológica e tornar a afirmativa do cientista Steve uma realidade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Gi69
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#95212
Ge, eu posso estar errada, mas acredito que você não deveria usar ponto final e "pois", já que esta conjunção inicia uma oração subordinada, ou seja, que depende da oração anterior. Então, creio que o melhor seja usar vírgula

_obs: se alguém quiser confirmar, agradeço._

Ainda na introdução, faltou uma vírgula antes de "em detrimento"

No desenvolvimento 2, creio que em _"ocasionando *em* uma realidade quase utópica"_ o terml grifado é desnecessário.

Outrossim, faltou uma vírgula e uma crase aqui _"já que *(vírgula)* devido a *(crase)* maquinação e a *(crase; o devido está subentendido)* busca por poder e acabam"_

"Destarte, *então* *(considero desnecessário, pois "destarte" significa "desta forma" - se não me engano)*, *(creio que faltou uma expressão, como "fica evidente a necessidade de"*) medidas que visem conciliar o desemprego estrutural e a evolução tecnológica.

No final da conclusão, o correto seria ascensão em vez de acessão.

No que tange à competência 2, não vi nada que possa gerar um desconto. Parabéns!

Embora seu texto esteja bem desenvolvido, há algumas falhas. No D1, você disse que as empresas não desemvolvem ações para combater a substituição de humanos por máquinas e, em seguida, exemplifica essa substituição. *Acho* que teria sido melhor dar um exemplo de ação que deveria ser tomada.

No D2, esta parte _"Em analogia ao pensamento do cientista, é evidente uma alienação dos homens, já que devido a maquinação e a busca por poder, acabam não *exercendo a sua racionalidade*"_ poderia ter sido um pouco mais trabalhada. De que forma a racionalidade não está sendo usada? O que não está sendo feito?

No que se refere à C4 e a C5, também, não tenho nada a apontar. Parabéns!

C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 200

Eu daria 920 para sua redação...

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
3
Avatar do usuário
Por geoca
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#95260
Gi69 escreveu:Ge, eu posso estar errada, mas acredito que você não deveria usar ponto final e "pois", já que esta conjunção inicia uma oração subordinada, ou seja, que depende da oração anterior. Então, creio que o melhor seja usar vírgula

_obs: se alguém quiser confirmar, agradeço._

Ainda na introdução, faltou uma vírgula antes de "em detrimento"

No desenvolvimento 2, creio que em _"ocasionando *em* uma realidade quase utópica"_ o terml grifado é desnecessário.

Outrossim, faltou uma vírgula e uma crase aqui _"já que *(vírgula)* devido a *(crase)* maquinação e a *(crase; o devido está subentendido)* busca por poder e acabam"_

"Destarte, *então* *(considero desnecessário, pois "destarte" significa "desta forma" - se não me engano)*, *(creio que faltou uma expressão, como "fica evidente a necessidade de"*) medidas que visem conciliar o desemprego estrutural e a evolução tecnológica.

No final da conclusão, o correto seria ascensão em vez de acessão.

No que tange à competência 2, não vi nada que possa gerar um desconto. Parabéns!

Embora seu texto esteja bem desenvolvido, há algumas falhas. No D1, você disse que as empresas não desemvolvem ações para combater a substituição de humanos por máquinas e, em seguida, exemplifica essa substituição. *Acho* que teria sido melhor dar um exemplo de ação que deveria ser tomada.

No D2, esta parte _"Em analogia ao pensamento do cientista, é evidente uma alienação dos homens, já que devido a maquinação e a busca por poder, acabam não *exercendo a sua racionalidade*"_ poderia ter sido um pouco mais trabalhada. De que forma a racionalidade não está sendo usada? O que não está sendo feito?

No que se refere à C4 e a C5, também, não tenho nada a apontar. Parabéns!

C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 200

Eu daria 920 para sua redação...
Obrigada pela análise, Gi! 💖
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
91 Exibições
por DavidUTC
0 Respostas 
74 Exibições
por Guilherme20
1 Respostas 
81 Exibições
por Lyh0610
Globalização x evolução humana
por Gabriel2024    - In: Outros temas
0 Respostas 
24 Exibições
por Gabriel2024
0 Respostas 
134 Exibições
por DaviTaveiras
0 Respostas 
337 Exibições
por Vitorsilvaa
O combate ao racismo estrutural no Brasil
por docinhox    - In: Outros temas
0 Respostas 
119 Exibições
por docinhox
0 Respostas 
117 Exibições
por bruna21
0 Respostas 
92 Exibições
por mhelena347
0 Respostas 
97 Exibições
por dw1tch

Tendo em vista a imagem ruim do policial perante a[…]

OlrenBeat corrije minha redação pr[…]

Paulo Freire, em seu livro Pedagogia do Oprimido, […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM