O Brasil já foi referência em imunização, porem em 2021 sofremos com uma grande rejeição as vacinas da Covid-19. Sendo a maior parte dos anti-vacina, negacionistas da ciência, apoiados por um governo torpe e ineficaz, são claras as consequências para o resto da população: as UTI’s cheias, colapso no sistema de saúde, o número de mortes numa crescente desnecessária, entre muitos outros.
Saindo do viés da Covid, a taxa de imunização em crianças também decaiu, em outrora tivemos mais de 90% de crianças vacinadas contra a Tríplice Viral, - que contempla as doenças caxumba, rubéola e sarampo -, hoje a taxa de imunizados não beira os 75%. Em consequência da baixa adesão da vacina, o sarampo, voltara a nossa pátria, e tem causado preocupação a especialistas.
Conclui-se que vacinação é um ato de cuidado, de amor, tanto pelo vacinado, quanto para com restante da população, pois evita que uma epidemia se inicie. Logo, não é só importante à volta do incentivo à imunização, assim como a conscientização acerca dos benefícios dos imunizantes, é de prioridade máxima. Do mesmo modo, devemos tornar a crer na ciência, parando de negar a nós, e as próximas gerações, a oportunidade de uma vida saudável.
Não obstante, é de suma importância que o Estado alinhe suas falas com a verdade, sabendo que implica no apoio ou protesto dos cidadãos. De maneira análoga, o ministério da saúde precisa não só estar com o governo, mas também com a mídia, para que campanhas de incentivo sejam criadas, atingindo todas as camadas sociais. A nós, comunidade, resta o dever de verificar informações e pesquisar acerca da imunização, para que crendices não sejam tidas como verdade e sejam passadas adiante.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.