Considerando-se a vasta miscigenação de raças e etnias, situação de indigência em diferentes regiões brasileiras entremeada com a falta de orientação e prevenção de doenças por parte dos postos, hospitais e dos próprios profissionais de saúde, além da problemática em relação aos anti-vacinas em certas localidades, os quais contribuem para o retorno das doenças já consideradas erradicadas.
Entretanto, é de grande percepção e naturalidade que as políticas de saúde, atualmente, abrigue extensa pluralidade e reivindicação no que se refere ao regresso de patologias antigas, posto que há existência de vacinas para a maioria dessas doenças que estão retornando como sarampo e febre amarela, porém o meio social, nos dias atuais, está se recusando a aceitar esse método profilático devido a uma série de argumentos como religiões e reações alérgicas por efeito dessa. Ademais, a falta de saneamento básico nos bairros e higienização dentro dos ambientes familiares colabora para o aumento de doentes.
Convém, desse modo, ao Ministério da Saúde promover, com uma parcela dos impostos públicos fornecidos pelo Governo, campanhas de vacinação, mensais, aplicadas por enfermeiros em todos os estados brasileiros para adultos e crianças, além de psicólogos e médicos que orientem a população sobre o quão importante é o processo vacinatório para que, assim, as pessoas voltem a querer receber o meio preventivo contra doenças já erradicas. Além disso, o Estado de cada região deve, com uma parte dos tributos públicos estaduais, fornecer tratamento de esgoto para os bairros desfavorecidos nas cidades que necessitam para que as pessoas estejam menos expostas à contração de doenças infectologista. Afinal, um país que já lutou tanto para erradicar enfermidades trazidas pelo lamentável legado histórico dos navios tumbeiros carregados de escravos é digno de pessoas sadias e vacinadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada