Avatar do usuário
Por hagtha17
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#90519
O filósofo Raimundo Teixeira Mendes, adaptou o lema ''Ordem e Progresso'' não só para a Bandeira Nacional Brasileira, mas também para o país que, no século XXI, enfrenta inúmeros obstáculos ao seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles destaca-se a falta de registro civil para a garantia de acesso à cidadania. Esse cenário se deve, em especial, à negligência do Estado e à desigualdade social.

Em primeiro plano, ressalta-se que, a negligência do Estado é um grave problema. Segundo a filósofa brasileira Marilena Chaui, os direitos sociais devem ser garantidos a todos os cidadãos, sem beneficiar um grupo em prol de outro. No entanto, o direito à cidadania não é assegurado, visto que, uma parcela da população carece do documento civil (instrumento que confere o ''status'' de cidadão). A partir disso , tal parcela torna-se desvinculada do ambíguo estatal, sendo que, majoritariamente, este não se preocupa com a resolução da causa. Desse modo, a postura das autoridades precisa mudar a fim de dissolver a problemática.

Vale ressaltar, ainda, que a desigualdade social é um fator impulsionador da vicissitude. De fato, percebe-se que, a falta de registro civil encontra um forte alicerce na configuração dos cidadãos de baixa renda. Essa conjuntura decorre, sobretudo, dos gastos insuficientes para a retirada desse documento. Logo, faz-se essencial modificar essa colocação que atesta, principalmente, a diminuição do problema.

É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para facilitar a questão do registro civil. Posto isso, cabe ao Estado, instituição responsável por assegurar os direitos sociais, em parceria com os cartórios públicos, deve promover a retirada gratuita do documento social. Essa ação será concretizada por meio de eventos municipais realizados em praças públicas, no intuito de atrair a população de baixa renda , ao passo que, intensifica o acesso à cidadania para todos. Dessa maneira, a sociedade brasileira se tornará a nação da ordem e do progresso, conforme Raimundo Teixeira Mendes
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
65 Exibições
por THECAT
0 Respostas 
64 Exibições
por AndreFc
0 Respostas 
60 Exibições
por pedroh0320
Alguem poderia corrigir a minha redação?
por jainantunes    - In: Atendimento
0 Respostas 
145 Exibições
por jainantunes
1 Respostas 
113 Exibições
por Leoo6144
1 Respostas 
157 Exibições
por ingridnob44
1 Respostas 
100 Exibições
por elvesxz
7 Respostas 
337 Exibições
por Askimwz
0 Respostas 
318 Exibições
por juliex
5 Respostas 
143 Exibições
por Thalya17
Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Sabe-se que na contemporaneidade brasileira, o des[…]

A lei das cotas

Lei das cotas raciais Na música &quot[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM