Convém ressaltar, a princípio, que a sexualização envolta da criança seja um fator deliberativo para obstinação do problema. Na Constituição Federal, no artigo 227, está descrito ser dever da família, da sociedade e do estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, á educação e ao respeito e a salvo de toda forma de negligência e opressão. No entanto, o que se verifica, na atualidade, é um cenário de descaso social, empática e afetiva em torno da sociedade, o que demonstra a falta de apoio que convém a educação sexual infantil.
Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão da lenta mudança da mentalidade social. De acordo com dados do IBGE, hoje, no Brasil, 40% das denúncias de abusos infantis são cometidas pelo pai ou padrasto. Tal fato demonstra que o papel da família, ao contrário do que se imagina, não é absolutamente avaro em pro da segurança sexual da criança ou adolescente.
Portanto, para proteger o corpo e a saúde mental de crianças no Brasil, medidas precisam ser tomadas. Faz-se necessário, pois, que as Secretarias de Educação municipais, em conjunto com o governo estadual, criem mecanismos que ajudem a identificar e combater o abuso sexual infantil, por meio da abordagem profissional, comandado por professores e palestrantes, que consigam tratar esses assuntos na área educacional. Além disso, nesses momentos, é conveniente trazer para debate a Constituição Federal e suas implicações, para que haja o tratamento profissional e sigiloso a favor da identidade da criança em qualquer situação. Assim, talvez, a educação sexual Infantil seja levada mais a sério no Brasil e no mundo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.