Em primeiro lugar, faz-se fulcral salientar que, em procedência da ineficiência estatal no país, torna-se culpada da prevalência do problema. A título de exemplo, consoante ao matemático e filósofo inglês Thomas Hobbes, o governo é responsável pela salubridade de sua população, sendo o encarregado de zelar tanto pela saúde como a educação. Entretanto, na contemporaneidade do Brasil, é notório o descaso das autoridades competentes em relação aos povos mais pobres, visto que esses sofrem dia após dia, por falta de recursos destinados a eles, tanto financeiramente como também educacionalmente, ou seja, exibe-se um estorvo que, ao longo do tempo, irá diminuir a porcentagem de aprendizado no território, tendo em vista que elas são 12,8% dos habitantes. Assim sendo, pretende-se, urgentemente, resolver o revés.
Porquanto, é resultado disso a evasão escolar. Exemplificativamente, a animação japonesa “Kaicho wa Maid-sama!”, apresenta como a personagem principal Misaki, a qual devido ao abandono do pai, para ajudar sua mãe e suas irmãs decidiu deixar o colégio e começar a trabalhar como empregada. Analogamente ao supracitado, essa é a realidade de boa parcela da comunidade imberbe brasiliense, considerando que a condição financeira deles não é suficiente, decidem largar os estudos e, por conseguinte, acabam sendo formados em uma base ignorante, sendo uma dos frutos a dificuldade de adentar no mercado de trabalho, o qual exige, geralmente, o ciclo estudantil completo — como, por exemplo, o ensino médio. Destarte, notam-se imbróglios que afligem a sociedade.
Destarte, medidas são necessárias para a resolução do imbróglio. Portanto, cabe ao Ministério da Educação — órgão responsável pela formação do cidadão —, aliado ao da Economia — incumbido de administrar a parte do capital —, por meio de verbas governamentais, criarem ferramentas públicas que auxiliem as pessoas que mais precisam de dinheiro e, além disso, de modo a atenuar a situação de falta nas corporações de ensino, incentiva-los a levarem seus filhos ao instituto educacional para que temporalmente consiga-se resolver o óbice. Desse modo, pode-se, visando o cumprimento das medidas que buscam atenuar o contratempo, extingui-lo de uma vez por todas e, consequentemente, nos adequarmos ao dito pelo filósofo grego Aristóteles.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.