No Brasil hodierno, a criminalização de jovens tem se tornado mais e mais banalizada, principalmente nas camadas sociais mais baixas contidas em periferias por exemplo. Boa parte disso se deve ao envolvimento enraizado dos familiares desses indivíduos com o mundo do crime. Dessa forma, desde cedo muitos adolescentes são acometidos por uma demasiada exposição à violência e ao crime quase sempre associados à vulnerabilidade econômica dos mesmos, desenvolvendo, assim, pessoas quase "programadas" a viver no âmbito da criminalidade, dificultando a reintegração psicológica deles na sociedade.
Além disso, outro fator, se não o principal a ser levado em consideração, trata-se da educação.Como cita o filósofo Immanuel Kant, "O homem é o que a educação faz dele.", tal afirmação manifesta a importância educacional na formação de qualquer indivíduo. Entretanto, muitos jovens, por conta de falta de oportunidade para desenvolver a escolaridade ou por uma educação com fundamentos ruins, acabam sem uma real perspectiva de vida, o que ocasiona, além de um ciclo de criminalidade, uma exclusão social que gera estigmas, dificultando a reintegração desses jovens.
Portanto, fica clara, então, a necessidade de uma intervenção social para prover os défices no que diz respeito à reintegração social de jovens envolvidos em infrações. É fundamental que o Ministério da Educação promova, através de verbas destinadas ao âmbito criminal, a criação de novos centros educacionais especializados à jovens infratores, que tenham apoio psicológico e atuem como direcionadores para uma nova construção de vida a esses jovens, para dessa forma permitir mais fácil e rapidamente a reintegração desses adolescentes que ainda tem um grande futuro pela frente na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada