Em primeira análise, é fundamental apontar que grande número de desempregados soma como impulsionador da problemática. Nesse sentido, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no quarto trimestre do ano de 2020 somaram-se em torno de 13,9 milhões de desempregados. Sob essa ótica, constata-se que a falta de empregos mediados pela ocupação das máquinas tem se tornado maiores com os anos, pois o lucro se torna notório aos empresários fazendo com que não empreguem a humanidade. Desse modo, e essencial uma reforma no cenário atual para o encerramento do problema.
Além disso, vale ressaltar que o dilema é corroborado pela ausência da valorização das ações humanas. Com isso, segundo Nara Núbia Alencar Queiroz, "Pessoas não vão valorizar o seu trabalho e não reconhecerão o seu valor. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que o valor do trabalho humanitário não é exercido em sociedade causando a insuficiência dos humanos comparando-os as máquinas, sendo perceptível que está comparação não tem fundamento, já que elas são comandadas por pessoas. Dessa forma, é inadmissível que essa situação perdure.
Portanto, é necessária a urgência de ações interventivas com fito de amenizar à questão. Logo, cabe ao Estado promover palestras por meio das instituições e lugares públicos, tais palestras terão como objetivo mostrar os índices de desemprego e que humanos não devem ser comparados a máquinas. A fim de que, seja possível construir um país em que o valor do trabalho humano possa existir.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.