Sob essa perspectiva, convém enfatizar que a imprudência governamental está entre as principais causas do revés. Nesse sentido, as autoridades que deveriam proporcionar uma equidade entre todos os cidadãos é a que discrimina e desvaloriza a mulher em quase todos os âmbitos da sociedade. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis de forma igualitária entre os gêneros, o que infelizmente é evidente no país, sendo de fácil percepção como a população feminina é tratada de forma indiferente e que não tem seus direitos devidamente aplicados.
Ademais, é fundamental apontar a invisibilidade dada pelos meios de comunicação e da internet como impulsionador da discussão da igualdades de gêneros no país. Segundo o sociólogo Pierre Bourdieu o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em instrumento de opressão. Diante de tal exposto fica notório que a mídia ao invés de ajudar a democratizar o direito de todos, omite e não da visibilidade necessária que a problemática merece, causando uma desinformação por boa parte da população que mesmo tendo acesso a meios tecnológicos ficam inscientes e aceitam situações de desigualdade no dia-a-dia. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal, por intermédio de debates reunir os poderes administrativos para efetuar programas de fiscalização, contratando pessoas específicas em algumas empresas e locais para checar por exemplo a diferença salarial, visando diminuir o grande preconceito e machismo nesses ambientes. Além disso cabe aos influencers digitais, através de divulgações e a criação de uma hashtag apoiar e receber depoimentos de vítimas que sofrem esse tipo de situação, colocando em evidência e dando sua devida importância. Assim, a sociedade enfim poderá ser mais respeitosa, onde o Estado cumpra seu “contrato social”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 175
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 175
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 175
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 165
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.