A Constituição Federal de 1988 - também chamada de "Constituição Cidadã" - lei máxima do território brasileiro, assegura a todos os indivíduos acesso aos bens culturais. Conquanto, na prática, tal garantia não ocorre, principalmente no que diz respeito ao contato com a cultura - por meio dos cinemas. Assim, esse cenário nefasto ocorre não só em razão da ausência de medidas governamentais, mas também devido a elitização do acesso ao cinema. Nesse sentido, diante de uma realidade conflituosa, analisar as raízes dessa problemática é medida que se faz imediata.
Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a falta de iniciativa governamental, no que concerne à criação de mecanismos para democratizar o acesso ao cinema. Consequentemente, a insuficiência de ações dos líderes da nação torna-se favorável para o panorama de crescimento de pessoas que não possuem contato com a arte cinematográfica. Essa conjuntura, segundo o ilustre filósofo John Locke, configura-se como uma quebra do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como à cultura. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal urgentemente.
Ademais, e fundamental apontar a elitização dos cinemas como impulsionador do problema no Brasil. Segundo o G1 - portal de notícias brasileiro mantido pelo Grupo Globo - a região Sudeste oferta 54,7% das salas de cinema, sendo habitada por 41,9% da população. Diante do exposto, percebe-se que há centralização das telas cinematográfica nas grandes cidades da nação e, logo, não abrange a população de áreas menos favorecidas e de baixa renda, promovendo a exclusão das camadas mais periféricas. Logo, tudo isso retarda a resolução do empecilho, portanto, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Depreende -se, tendo em vista a problemática debatida, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, urge que o Governo Federal, por intermédio da Ancine - Agência Nacional de Cinema - aja, ampliando o acesso da população aos cinemas, por meio da instalação de cinemas públicos nas áreas periféricas do território brasileiro, a fim de promover um maior contato dos habitantes com a cultura. Dessa maneira, atenuar-se-á, o impacto maléfico causado pela não democratização do acesso ao cinema e garantir o direito cultural dos cidadãos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.