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Por GabyyOliver
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#66561
*DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO AO CINEMA NO BRASIL*

A Constituição Federal de 1988 - também chamada de "Constituição Cidadã" - lei máxima do território brasileiro, assegura a todos os indivíduos acesso aos bens culturais. Conquanto, na prática, tal garantia não ocorre, principalmente no que diz respeito ao contato com a cultura - por meio dos cinemas. Assim, esse cenário nefasto ocorre não só em razão da ausência de medidas governamentais, mas também devido a elitização do acesso ao cinema. Nesse sentido, diante de uma realidade conflituosa, analisar as raízes dessa problemática é medida que se faz imediata.

Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a falta de iniciativa governamental, no que concerne à criação de mecanismos para democratizar o acesso ao cinema. Consequentemente, a insuficiência de ações dos líderes da nação torna-se favorável para o panorama de crescimento de pessoas que não possuem contato com a arte cinematográfica. Essa conjuntura, segundo o ilustre filósofo John Locke, configura-se como uma quebra do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como à cultura. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal urgentemente.

Ademais, e fundamental apontar a elitização dos cinemas como impulsionador do problema no Brasil. Segundo o G1 - portal de notícias brasileiro mantido pelo Grupo Globo - a região Sudeste oferta 54,7% das salas de cinema, sendo habitada por 41,9% da população. Diante do exposto, percebe-se que há centralização das telas cinematográfica nas grandes cidades da nação e, logo, não abrange a população de áreas menos favorecidas e de baixa renda, promovendo a exclusão das camadas mais periféricas. Logo, tudo isso retarda a resolução do empecilho, portanto, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.

Depreende -se, tendo em vista a problemática debatida, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, urge que o Governo Federal, por intermédio da Ancine - Agência Nacional de Cinema - aja, ampliando o acesso da população aos cinemas, por meio da instalação de cinemas públicos nas áreas periféricas do território brasileiro, a fim de promover um maior contato dos habitantes com a cultura. Dessa maneira, atenuar-se-á, o impacto maléfico causado pela não democratização do acesso ao cinema e garantir o direito cultural dos cidadãos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por GabyyOliver
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#66605
No parágrafo de conclusão, no final da intervenção faltou um "irá" antes de "garantir" :roll:
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Por Dariane12
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#66908
@GabyyOliver, queria muito poder ajudar mas sério sou muito iniciante então não sei analisar ;(
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Por Sempai
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#66989
Oi, queria dizer que achei a redação linda mas você fugiu ao tema. Em vez de falar da democratização você esta falando dos empecilhos à democratização que são coisas diferentes. Muita gente caiu nesse erro, inclusive eu, então é normal. Falo mais com o intuito de aviso que de correção. =)
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