É possível perceber que a maioria dos problemas que afetam a saúde mental surge a adolescência. A constante cobrança e os problemas com aceitação geram no psicológico do jovem pressões exarcebadas, que se convertem em ansiedade e evoluem a quadros depressivos severos e isolamentos. A maioria dos jovens não procura ajuda médica levando assim seu problema a vida adulta.
Uma das maiores sequelas deixadas por doenças mentais é a incapacidade dos individuos. Dificuldades em manter relações ou empregos trazem a eles momentos de constrangimento e preconceito, vividos em virtude de seus problemas psiquicos. Além disso o uso de remédios podem atrapalhar suas tarefas diárias como o trabalho. Sendo a depressão uma das 3 principais causas de evasão trabalhistas de acordo com a OMS.
Sendo assim, para evitarmos essas lacunas na sociedade atual é impressidivel o investimento na saúde mental a partir do período da adolescência. As escolas de ensino fundamental e médio, de todo o Brasil, poderiam realizar campanhas e consultas com psicólogos onde a cada mês uma turma inteira seria consultada e cada aluno ouvido. Esse projeto é necessário pois disponibiliza a atenção a saúde mental desde cedo para assim prevenir o surgimentos de novas doenças psicológicas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.