Primeiramente, deve-se destacar os efeitos da política de criminalização de drogas no Brasil, onde o problema central não está apenas no consumo da droga, mas sim da dependência dela. Em maio de 2017, cerca de 900 policiais fizeram intervenção na cracolândia, com armamentos pesados, no qual desencavilharam todas as pessoas ali presentes, como se fossem apenas um objeto tirado de seu lugar. Tal medida não foi suficiente para suprimir a concentração de usuários na cracolândia, onde simplesmente mudaram de local. Portanto, falta-se direitos humanos a essas pessoas, para não serem vistas apenas como usuários, mas como pessoas que necessitam de auxílio.
Todos esses problemas demonstram cada vez mais o quão essas pessoas merecem especial atenção, pois além de serem usuários, são pessoas com famílias, muitas vezes perdida por conta da dependência da droga. onde usam essa e outras drogas tanto lícitas quanto ilícitas, pois ao consumi-la pode suscitar um prazer efêmero, porém é irrefragável que as consequências virão posteriormente. Portanto promover uma medida que atue de forma eficiente para modificar essa realidade é fundamental.
Infere-se, portanto, que a questão das drogas se apresenta como um desafio no Brasil. Cabe ao Governo Federal flexibilizar a criminalização das drogas e criar um projeto, aliado ao Ministério da Saúde, que trate essa questão como problema de saúde pública e, consequentemente, o SUS torne-se apto a receber dependentes dessas substâncias, tratando-os e reabilitando-os para retorno à sociedade, conseguindo assim, diminuir a concentração de tráficos e conseguir dar a essas pessoas esperança de progredir na vida e voltar para sua vida antes da droga.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.