Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#46730
TEMA: DESAFIOS PARA SE PROMOVER O CONSUMO CONSCIENTE NO BRASIL.



O filme ‘’Wall-e’’ retrata a história de uma sociedade distópica exilada da Terra, em função do esgotamento dos recursos naturais e poluição dos ecossistemas, resultando na recolonização do planeta por robôs programas para reduzir tais impactos. De maneira análoga, a irresponsabilidade ambiental direciona a humanidade para um futuro semelhante, impulsionado, principalmente, pelas práticas de consumo degradantes do meio natural, dado que, comumente, a produção de mercadorias aspira ao lucro sem manifestar preocupação acerca das consequências advindas dos atos exploratórios adotados. Nesse contexto, a negligência estatal e a desinformação da população são fatores que viabilizam a manutenção desse panorama problemático.

Em primeira análise, cabe pontuar que a esfera governamental não atua ativamente para difundir e integrar o corpo social a respeito dos meios conscientes de consumo. De acordo com o artigo 225° da Constituição Federal de 1988, o meio ambiente ecologicamente equilibrado é direito do cidadão e dever do Poder Público, sendo de suma importância preservá-lo e garantir sua totalidade para o porvir. No entanto, os órgãos federativos não se mostram eficientes na elaboração de políticas para promoção desse pressuposto, permitindo, portanto, que a nação brasileira não atente para os hábitos diários que, a médio e longo prazo, podem acarretar efeitos negativos à biossistema, sendo esses aspectos majoritariamente relacionados ao modo consumista de vida. Por conseguinte, a obtenção de produtos de forma desenfreada sustenta indústrias que em seu processo fabricação e descarte colaboram para o acúmulo de resíduos sólidos, poluição atmosférica e hídrica e abuso da mão de obra barata, conjuntura que contribui para um desgaste constante da ecosfera e, com isso, a não garantia de bem estar às futuras gerações. Perante isso, entende-se que a operação do Estado é fundamental para mitigar essa situação e assegurar o apresentado na Magna Carta.

Em segunda análise, vale ressaltar, ainda, que o pouco conhecimento sobre a importância e a maneira de incorporar a aquisição sustentável é um fator alarmante. Dessa forma, segundo o sociólogo alemão Hans Jonas, o agir ético dentro da sociedade é necessário para reflexão quanto aos desdobramentos individuais e coletivos dos atos que modificam o espaço natural. À vista disso, denota-se que tal premissa não é aplicada amplamente devido a ínfima propagação informativa no âmbito midiático, jornalístico e educacional das práticas rotineiras que impactam o território ambiental da nação, e como a prática de comprar itens procedidos de fontes conscientes pode dirigir a uma transformação de conduta urgentemente necessária. Com efeito, é estabelecida a continuidade da restrição do exercício dessa ação a uma pequena parcela de cidadãos que detém o privilégio de ter acesso a artigos orgânicos, entender o funcionamento da cadeia produtiva e aderir a eliminação seletivo do lixo ou a compostagem, enquanto a maior parte dos indivíduos não possui instrução básica de como essas medidas podem ser instauradas e sua utilidade. Assim sendo, apreende-se o quanto o ensinamento dessas questões é primordial.

Diante dos fatos mencionados, é mister que providências sejam tomadas para reverter os entraves referentes a promoção do consumo racional. Desse modo, urge que o Ministério do Meio Ambiente desenvolva políticas para disseminação desse conceito, contando, especificadamente, com a orientação acerca das suas implicações e dos caminhos simples de concretizá-lo diariamente, por meio de campanhas didáticas nos meios comunicativos e nas instituições escolares, a fim de que esse proceder seja normalizado na vida dos habitantes do país. Dessarte, um destino similar ao refletido na obra cinematográfica anteriormente citada será impedido através da concretização desses projetos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#46731
@GlendaMorais Você pode dar uma olhadinha na redação? agradeço desde já.

Ps: preciso muito de uma dica para escrever parágrafos pequenos de desenvolvimento sem achar que minha fundamentação está fraca :// minha letra é bem pequena e legível e consigo fazer as 30 linhas completas, mas tenho medo de que na hora da prova por algum motivo não seja possível escrever tudo no espaço adequado :( Se vc conseguir identificar partes do desenvolvimento que eu poderia ter cortado e ainda assim minha fundamental ficaria ok eu agradeço demais ç:
#46738
bylaabs escreveu:@GlendaMorais Você pode dar uma olhadinha na redação? agradeço desde já.

Ps: preciso muito de uma dica para escrever parágrafos pequenos de desenvolvimento sem achar que minha fundamentação está fraca :// minha letra é bem pequena e legível e consigo fazer as 30 linhas completas, mas tenho medo de que na hora da prova por algum motivo não seja possível escrever tudo no espaço adequado :( Se vc conseguir identificar partes do desenvolvimento que eu poderia ter cortado e ainda assim minha fundamental ficaria ok eu agradeço demais ç:
oi @bylaabs sua redação está realmente grande. A questão é se cabe no papel , não tem porque se preocupar. A única coisa que tem que se atentar é : a argumentação tem que ser maiior que o repertório apenas ok!
#46740
Vou tentar fazer períodos menores, mas mantendo a fundamentação. Pode ser assim ----> Tópico frasal/ Apresentação da outra área do conhecimento/ Aplicação da outra área do conhecimento e fundamentação com a minha opinião/ Fechar o parágrafo retomando o tópico frasal? pq geralmente depois da apresentação da outra área do conhecimento eu faço mais dois períodos longos e depois o fechamento, acho que é isso que deixa meus textos grandes :ç

Vc pode avaliar com nota e aquelas anotações coloridas? se vc tiver tempo, claro :)
#46743
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Arrematação de tese na conclusão
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Termos coesivos
Comentários

O filme ‘’Wall-e’’ retrata a história de uma sociedade distópica exilada da Terra, em função do esgotamento dos recursos naturais e poluição dos ecossistemas, resultando na recolonização do planeta por robôs programas para reduzir tais impactos. De maneira análoga, a irresponsabilidade ambiental direciona a humanidade para um futuro semelhante, impulsionado, principalmente, pelas práticas de consumo degradantes do meio natural, dado que, comumente, a produção de mercadorias aspira ao lucro sem manifestar preocupação acerca das consequências advindas dos atos exploratórios adotados. Nesse contexto, a negligência estatal e a desinformação da população são fatores que viabilizam a manutenção desse panorama problemático.( Boa! Contextualização, apresenta o tema e a tese. Muito bem!!)


Em primeira análise, cabe pontuar que a esfera governamental não atua ativamente para difundir e integrar o corpo social a respeito dos meios conscientes de consumo. De acordo com o artigo 225° da Constituição Federal de 1988, o meio ambiente ecologicamente equilibrado é direito do cidadão e dever do Poder Público, sendo de suma importância preservá-lo e garantir sua totalidade para o porvir. No entanto, os órgãos federativos não se mostram eficientes na elaboração de políticas para promoção desse pressuposto, permitindo, portanto, que a nação brasileira não atente para os hábitos diários que, a médio e longo prazo, podem acarretar efeitos negativos à biossistema, sendo esses aspectos majoritariamente relacionados ao modo consumista de vida. Por conseguinte, a obtenção de produtos de forma desenfreada sustenta indústrias que em seu processo fabricação e descarte colaboram para o acúmulo de resíduos sólidos, poluição atmosférica e hídrica e abuso da mão de obra barata, conjuntura que contribui para um desgaste constante da ecosfera e, com isso, a não garantia de bem estar às futuras gerações. Perante isso, entende-se que a operação do Estado é fundamental para mitigar essa situação e assegurar o apresentado na Magna Carta.( Excelente desenvolvimento. Bem coeso e coerente, assim como argumentativo!!! Parabéns!!!))

Em segunda análise,vale ressaltar, ainda, que o pouco conhecimento sobre a importância e a maneira de incorporar a aquisição sustentável é um fator alarmante. Dessa forma, segundo o sociólogo alemão Hans Jonas, o agir ético dentro da sociedade é necessário para reflexão quanto aos desdobramentos individuais e coletivos dos atos que modificam o espaço natural. À vista disso, denota-se que tal premissa não é aplicada amplamente devido a ínfima propagação informativa no âmbito midiático, jornalístico e educacional das práticas rotineiras que impactam o território ambiental da nação, e como a prática de comprar itens procedidos de fontes conscientes pode dirigir a uma transformação de conduta urgentemente necessária. Com efeito, é estabelecida a continuidade da restrição do exercício dessa ação a uma pequena parcela de cidadãos que detém o privilégio de ter acesso a(à) artigos orgânicos, entender o funcionamento da cadeia produtiva e aderir a(à) eliminação seletivo do lixo ou a (à)compostagem, enquanto a maior parte dos indivíduos não possui instrução básica de como essas medidas podem ser instauradas e sua utilidade. Assim sendo, apreende-se o quanto o ensinamento dessas questões é primordial.( Amei esse desenvolvimento tanto quanto o anterior. Só cuidade com as crases!!)

Diante dos fatos mencionados, é mister que providências sejam tomadas para reverter os entraves referentes a promoção do consumo racional. Desse modo, urge que o Ministério do Meio Ambiente ( Agente)desenvolva políticas para disseminação desse conceito,( Ação) contando, especificadamente, com a orientação acerca das suas implicações e dos caminhos simples de concretizá-lo diariamente( Detalhamento), por meio de campanhas didáticas nos meios comunicativos e nas instituições escolares,( Meio) a fim de que esse proceder seja normalizado na vida dos habitantes do país.( Finalidade) Dessarte, um destino similar ao refletido na obra cinematográfica anteriormente citada será impedido através da concretização desses projetos.( Conclusão completa!!)

Sua redação é perfeita !! Só não dou mil porque houve mais de dois erros ortográficos. Mas continue assim! Parabéns!!
:D :D :D :D :D
#46748
bylaabs escreveu:@GlendaMorais, Obrigada <3

Realmente, vacilei nas crases. Só tenho uma dúvida, em '' à artigos orgânicos'' recebe crase por qual motivo? pensei que só usava antes de palavras femininas. Poderia usar ''aos artigos orgânicos''?
A mais artigo o ( ao) a mais preposição a( à) Note que as palavras( objeto direto ) são Os artigos orgrânicos. Acesso a( sempre tem crase) antes de objetos masculinos!! :D
#46751
bylaabs escreveu:Vou tentar fazer períodos menores, mas mantendo a fundamentação. Pode ser assim ----> Tópico frasal/ Apresentação da outra área do conhecimento/ Aplicação da outra área do conhecimento e fundamentação com a minha opinião/ Fechar o parágrafo retomando o tópico frasal? pq geralmente depois da apresentação da outra área do conhecimento eu faço mais dois períodos longos e depois o fechamento, acho que é isso que deixa meus textos grandes :ç

Vc pode avaliar com nota e aquelas anotações coloridas? se vc tiver tempo, claro :)

kkkkk Já fiz a correção colorida flor. E sim , você pode fazer dessa maneiraque citou, claro!!

Dados do Inep mostram que, no Brasil, há a[…]

Na série The Umbrella Academy o uso de cria[…]

De acordo com o artigo 6 da Constituiç&atil[…]

Diana003 , me manda o link Obrigada por corrigir[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM