A princípio, consoante Peter Drucker, teórico austríaco, não existem países subdesenvolvidos, mas subadministrados. Esse pensamento reforça que a organização é fundamental para o progresso social. Contudo, analisando o cenário de crise financeira no País, nota-se que, após a facilitação do acesso ao crédito, boa parte dos brasileiros adquiriram empréstimos de forma rápida e sem o devido planejamento, o que aumentou os problemas econômicos. Além disso, vale ressaltar que os impactos da crise do novo coronavírus afetaram mais de 70 % dos habitantes, os quais tiveram sua renda diminuída, mas sem o suporte financeiro, pelo Poder Público, para arcar com aluguéis, pagamentos de empréstimos e outras obrigações.
Ademais, a gestão financeira não é uma realidade na educação brasileira, o que agrava o enfrentamento às inúmeras dívidas desses consumidores. Nesse aspecto, segundo a máxima socrática, o homem comete erros devido sua própria ignorância. Desse modo, é compreensível que a desinformação sobre o gerenciamento de finanças reflete diretamente no desenvolvimento pessoal do cidadão brasileiro. Ainda, em dados obtidos pela revista Exame, o Brasil encontra-se em 74ª posição, a nível global, em grau de educação financeira, o que potencializa o deficit econômico no País.
Destarte, para combater o superendividamento do consumidor brasileiro, são necessárias medidas governamentais e mudanças no pensamento social. Assim, é preciso que o Ministério da Economia em parceria com empresas privadas desenvolvam campanhas de renegociação de dívidas para que fomente o processo e essas inadimplências sejam reduzidas. Também, o MEC e as secretarias promovam a implementação da disciplina de educação financeira no currículo escolar com intuito de trazer informações desenvolvimento ao passo que reduz esse agrave econômico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada