Avatar do usuário
Por francis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#92722
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
  1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
  2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
  3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
  4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
  • tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada "texto insuficiente".
  • fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
  • apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
  • apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.

TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I

Aumento de casos de violência contra idosos demonstra falta de políticas públicas
De acordo com IBGE, a população idosa no Brasil irá compor cerca de 29% da população, contudo, falta de políticas públicas para promover amparo ao idoso pode afetar a qualidade de vida dessa parcela da população

De acordo com dados disponibilizados pelo Disque 100, canal de atendimento que recebe, analisa e encaminha denúncias de violação dos direitos humanos para os órgãos competentes, de 2019 para 2020 o número de chamadas para reportar algum tipo de violência contra o idoso foi de 48,5 mil para cerca de 77 mil denúncias; houve um aumento de 53% no número de denúncias. Até o primeiro semestre de 2021, o número de denúncias registradas ultrapassou 30 mil.

O Estatuto do Idoso, promulgado pela lei no 10.741, de 1º de outubro de 2003, descreve a violência contra o idoso como qualquer ação ou omissão, praticada em local público ou privado, que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.

“Lembrando que a negligência, o abandono é o primeiro caso, é o primeiro tipo de violência mais frequente”, afirma Bibiana Graeff, também professora do curso de Gerontologia da EACH. De acordo com a professora, esse tipo de caso é mais comum devido à codependência que a pessoa idosa pode vir a desenvolver com o tempo, precisando de determinados apoios para realização de funções básicas, como ir ao mercado, ou um acompanhante para poder deslocar-se, por exemplo.

De acordo com os números do relatório divulgado em 2019, a negligência é o tipo de violência contra o idoso mais comum, representando 41% do total das denúncias. Após ela, as principais violações sofridas por idosos são: a violência psicológica, com 24% das denúncias; o abuso financeiro, com 20%; a violência física, com 12% e a violência institucional, com 2%.


TEXTO II

A violência contra a pessoa idosa no Brasil.jpg
A violência contra a pessoa idosa no Brasil.jpg (95.08 KiB) Exibido 275 vezes

TEXTO III

Formas de violência contra a pessoa idosa:
  • Abuso físico, violência física ou maus-tratos físicos: refere-se ao uso da força física para compelir os idosos a fazerem o que não desejam, para feri-los, provocar-lhes dor, incapacidade ou morte.
  • Abuso psicológico, violência psicológica ou maus-tratos psicológicos: corresponde a agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar os idosos, humilhá-los, restringir sua liberdade ou isolá-los do convívio social.
  • Abuso sexual e violência sexual: referida ao ato ou ao jogo sexual de caráter homo ou heterorrelacional, utilizando pessoas idosas, que visam obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.
  • Abuso financeiro e econômico: consiste na exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou ao uso não consentimento por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais.
  • Abandono: manifestado na ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteção.
  • Negligência: diz respeito à recusa ou omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos, por parte dos responsáveis familiares ou institucionais.
  • Autonegligência: relativo à conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança.

TEXTO IV

A violência contra a pessoa idosa no Brasil.png
A violência contra a pessoa idosa no Brasil.png (146.37 KiB) Exibido 275 vezes


PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “A violência contra a pessoa idosa no Brasil” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Experimente corrigir uma redação para ver como você aprenderá MUITO mais...
Avatar do usuário
Por JHOYCCE
Quantidade de postagens
#94553
A VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS
AQUELES QUE UM DIA FEZ MUITO POR VOCÊ, HOJE NÃO PASSA DE PESO MORTO, ME PERGUNTO ATÉ QUANDO O BRASIL SERÁ ASSIM?
AQUELES QUE UM DIA, JÁ FICOU SEM COMEU SO PRA VER UM FLHO COMENDO,AQUELES JÁ PASSOU NOITES EM HOSPITAIS , HOJE JÁ CANSADO DA VIDA SÓ QUERER DESCANSA E ACHA AMOR,EM SEUS FAMILARES.
AONDE SÓ ENCONTRA OS MALTRATO E VIOLÊNCIAS, MUITOS FICO GRITANDO,MALTRATADOR, CHEGA ATÉ BATE, POIS NÃO TEM PACIÊNCIAS COM AQUELES QUE UM DIA JÁ FOI JOVEM, HOJE VOLTOU A SER UMA CRIANÇA POREM UMA CRIANÇA GRANDE.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
171 Exibições
por Carrara
5 Respostas 
203 Exibições
por abiaacs
0 Respostas 
47 Exibições
por Monaz
1 Respostas 
99 Exibições
por abiaacs
1 Respostas 
173 Exibições
por Tuly14
0 Respostas 
65 Exibições
por Brenno0
5 Respostas 
249 Exibições
por abiaacs
0 Respostas 
64 Exibições
por alicia05
1 Respostas 
84 Exibições
por redaper
0 Respostas 
27 Exibições
por dayanneft

ManoelSan , JoaoPedro72

"Onde está /Meu irmão sem i[…]

Anna1 corrige pra mim ?🙏🏻

Bheatriz , Mylike ManoelSan AmaCris Poderi[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM