Em primeira análise,
é válido afirmar como a inação do Estado Nacional,quanto aos investimentos na área, afeta a preservação do patrimônio brasileiro.Tal fato,por exemplo,
reflete a atual situação dos Órgãos do governo responsáveis pela garantia e preservação da história e cultura do Brasil,os quais estão em estado de negligência, uma vez que os investimentos na área de pesquisas e conservação desses bens são mínimos. Com efeito,as riquezas do país correm risco,como foi presenciado no incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro-um pequeno descaso representou a perda de diversos registros históricos pelo fogo.Desse modo,pode-se inferir que o investimento na área representa uma excelente medida para reverter essa questão problemática.
Em segunda análise,é interessante ressaltar que o atual processo de globalização põe em risco o patrimônio brasileiro. Isso ocorre devido ao caráter unicultural que caracteriza esse fenômeno,que impõe uma perspectiva cultural homogênea na sociedade sob influência dos agentes midiáticos.Tal situação é analisada pela pelo filósofo Adorno, segundo o qual as produções culturais estão sob controle de uma minoria capitalista, caracterizando o que ele denomina Indústria Cultural.Assim, a diversidade do patrimônio histórico e cultural brasileiro é desvalorizado pela população em função da influência da Mídia,uma vez que expõe principalmente o que é mais lucrativo.Nesse sentido,é nítido que essa problemática deve ser enfrentada de forma mais organizada em âmbito nacional.
É imperioso,portanto, que o patrimônio do país seja preservado e valorizado.Logo,cabe ao governo,instância máxima de administração pública, destinar mais verba para a área de pesquisa e preservação-que poderão ser realizadas em escolas e universidades-,com a homologação de leis para isso,com a finalidade de evitar perdas culturais e históricas.Ademais, a Mídia,apoiada pelo Estado,poderá ser responsável pela produção de filmes ou seriados com foco na história e cultura brasileiras,para que as riquezas do país sejam evidenciadas e,finalmente,valorizadas. Posto isso, essa problemática deixará de ser uma realidade na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.