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É incontestável que os debates sobre a preservação do espaço público atestam sua relevância na atualidade. Entretanto, sua importância não tem sido um ponto suficiente para a consolidação do compromisso da população com sua cidade. Logo, cabe ressaltar alguns fatores que impactam diretamente nessa problemática, como a insuficiência na conscientização popular e a pouca visibilidade da temática.

Em primeiro plano, a insuficiência na conscientização da população evidência a carência no compromisso do povo com a cidade em que reside. Dessa forma, é preciso destacar que conforme a Constituição Federal de 1988, é dever da população e do poder público defender e preservar o espaço público. Sendo assim, é indispensável que sejam promovidas ações conjuntas entre o estado e a população com o fito de proteger e conservar o bem público.

Em segundo plano, vale mencionar a mínima divulgação midiática e governamental no tocante à preservação do espaço público, pois impacta no conhecimento popular sobre o assunto e, consequentemente, no compromisso do cidadão com a cidade. Diante disso, parafraseando as palavras do sociólogo Émil Durkheim, o indivíduo só pode agir na medida em que aprender sobre o contexto em que está inserido, assim, em analogia com a frase supracitada, o cidadão que não conhece seus deveres não terá noção de quais são os cuidados necessários para esse fim.

Portanto, para a efetivação da preservação do espaço público é necessário que exista o compromisso popular, porém, também deve haver a participação do estado. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação em conjunto com os meios midiáticos, disseminar a educação patrimonial por meio de campanhas e debates nas instituições educacionais. Por conseguinte, a consolidação do compromisso da população com à cidade e a preservação de seus espaço deixará de ser uma utopia e será uma realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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Esquecimento histórico

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