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#78347
No livro "Flores para Algernon", é representado as dificuldades de inclusão do personagem Charlie Gordon, que constantemente é satirizado por seu modo de agir, escrever e falar. Analogamente à obra, no Brasil, o preconceito linguístico oprime os indivíduos que não se comunicam de acordo com a norma padrão da língua portuguesa, inferiorizando-os por conta disso. Nesse sentido, percebe-se o silenciamento e a baixa representatividade, como sérios entraves na resolução do problema.
Sob essa perspectiva, primeiramente, ressalta-se a falta de debates sobre preconceito e variedade linguística como causa latente da problemática. Segundo a Alegoria da Caverna, é necessário se desprender das correntes e sair da caverna para poder enxergar a luz, o conhecimento. Paralelamente ao diálogo Platônico, faz-se necessário que as pessoas saiam de suas bolhas sociais e olhem para as outras realidade existentes na sociedade brasileira, pois a falta dessa visão e de discussões sobre o tema acabam subjugando muitos indivíduos pela sua forma de se comunicar, excluindo-os do corpo social que se considera superior intelectualmente.
Além disso, a escaz representatividade no meio midiático à cerca da diversidade de expressões existentes no português, se configura como mais um difícil impasse. São Tomás de Aquino, em sua filosofia, afirma que todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem a mesma importância. No entanto, dentro dos meios comunicativos impera-se o uso da linguagem culta, invisibilizando a parte social que não faz uso desse recurso, resultando em um aumento do preconceito contra essas pessoas, por considerarem que o correto é apenas o que se expressa na mídia.
É imprescindível, portanto, que medidas sejam tomadas para reverter o cenário atual. Para isso, o Governo Federal, por meio das mídias, deve promover comerciais informativos com pessoas de várias regiões, para representar a variedade comunicativa presente no Brasil, a fim de diminuir o preconceito linguístico advindo do silenciamento e da baixa representação. Tais comerciais também podem ser apresentados nas escolas para que se desenvolvam indivíduos conscientes. Espera-se com essa proposta, acabar gradativamente com os casos semelhantes ao vivenciado por Charlie Gordon.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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TEXTO CORRIGIDO:
No livro "Flores para Algernon", é representado as dificuldades de inclusão do personagem Charlie Gordon, que constantemente é satirizado por seu modo de agir, escrever e falar (1). Analogamente à obra, no Brasil, o preconceito linguístico oprime os indivíduos que não se comunicam de acordo com a norma padrão da língua portuguesa, inferiorizando-os por conta disso. Nesse sentido, percebe-se o silenciamento e a baixa representatividade, como sérios entraves na resolução do problema.
Sob essa perspectiva, primeiramente, ressalta-se a falta de debates sobre preconceito e variedade linguística como causa latente da problemática. Segundo a Alegoria da Caverna, é necessário se desprender das correntes e sair da caverna para poder enxergar a luz, o conhecimento. Paralelamente ao diálogo Platônico, faz-se necessário que as pessoas saiam de suas bolhas sociais e olhem para as outras realidade existentes na sociedade brasileira, pois a falta dessa visão e de (2) discussões sobre o tema acabam subjugando muitos indivíduos pela sua forma de se comunicar, excluindo-os do corpo social que se considera superior intelectualmente.
Além disso, a escaz (3) representatividade no meio midiático à cerca da diversidade de expressões existentes no português, se configura como mais um difícil impasse. São Tomás de Aquino, em sua filosofia, afirma que todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem a mesma importância. No entanto, dentro dos meios comunicativos impera-se o uso da linguagem culta, invisibilizando a parte social que não faz uso desse recurso, resultando em um aumento do preconceito contra essas pessoas, por considerarem que o correto é apenas o que se expressa na mídia.
É imprescindível, portanto, que medidas sejam tomadas para reverter o cenário atual. Para isso, o Governo Federal, por meio das mídias, deve promover comerciais informativos com pessoas de várias regiões, para representar a variedade comunicativa presente no Brasil, a fim de diminuir o preconceito linguístico advindo do silenciamento e da baixa representação. Tais comerciais também podem ser apresentados nas escolas para que se desenvolvam indivíduos conscientes. Espera-se com essa proposta, acabar gradativamente com os casos semelhantes ao vivenciado por Charlie Gordon.

OBSERVAÇÕES DETALHADAS:
(1): erro de paralelismo aqui, o correto seria: “satirizado por seu modo de agir, de escrever e de falar”
(2) : erro de paralelismo, o correto seria: “pois a falta dessa visão e dessa discussão sobre o tema”
(3) : erro de grafia, o correto seria “escassa”

COMPETENCIAS:
C1, GRAMATICA: 160, cometeu dois desvios relacionados ao paralelismo e infelizmente o enem não aceita mais que dois desvios.
C2, TEMA E REPERTORIO: 200, as citações encaixaram perfeitamente ao tema e o autor não se perdeu em seu argumento, além disso, possui bom domínio da gramatica normativa, cometendo poucos desvios.
C3 ORGANIZAÇÃO: 200, apresentou referencias e ponto de vista de forma detalhada.
C4, CONECTIVOS: 200
C5, INTERVENÇÃO: 200, bem detalhada, apresentando interventor, meios e finalidade
TOTAL: 960 pontos

Jotaveh e Gi69 :!: :!:

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