Em primeira análise, o descaso da mídia causa a destruição progressiva da Terra. Sob esse aspecto, conforme Horkheimer e Adorno, pensadores da Escola de Frankfurt, ela aliena e impede o desenvolvimento de uma consciência crítica da realidade. Isso demonstra que os veículos midiáticos não estão cumprindo o seu papel de informar sobre as causas e consequências do aquecimento global à população e de fiscalizar o posicionamento e as ações do Estado perante as mudanças climáticas. Dessa forma, a sociedade fica a margem das transformações globais, sendo cada vez mais atingida pelas alterações na natureza.
Em segunda análise, a ausência de um ensino ligado às questões ambientais inviabiliza a conscientização da população. Sob essa ótica, segundo Paulo Freire, pedagogo brasileiro, a educação deve conscientizar os educandos. Nesse sentido, a negligência do aquecimento global se deve à falta de conhecimento sobre o tema e aos poucos investimentos para que as áreas educativas se tornem espaços onde os alunos se informem, desenvolvam projetos ligados ao meio ambiente e se organizem para reivindicar melhorias no quadro ambiental. Assim, é necessário formar uma população consciente para que os danos à natureza sejam amenizados.
Então, tratar o aquecimento global de forma adequada é fundamental para se encontrar maneiras de resolve-lo. Logo, cabe a mídia fiscalizar a situação ambiental no Brasil, mostrando-a a população de maneira clara e objetiva, através de vlogs e jornais que visitem os locais mais afetados pelas mudanças climáticas, expondo fotos e vídeos desses lugares, afim de comover e alertar a população para os danos ao meio ambiente. Além disso, compete as esferas educativas conscientizar os estudantes sobre os problemas ambientais por meio de feiras científicas que promovam a criação de projetos voltados à restauração de uma área ambiental da comunidade do aluno, com a finalidade de que ele construa uma consciência crítica sobre as ações humanas. Somente assim, o cenário da obra "Wall-E" não se tornará realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada